O consultor do Hospital e Maternidade Sepaco, Rafael Antonio Parri, recebeu na noite desta quinta-feira (2) o título honorífico de “Cidadão Mogiano” em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Fundada em 20 de setembro de 1956, a unidade médica foi criada para atender os profissionais e familiares do setor papeleiro.
A honraria obedece ao Decreto Legislativo nº 140/2022, de autoria do vereador Iduigues Martins (PT). Compuseram a mesa de trabalhos legislativos o presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Otto Rezende (PSD), e o parlamentar Edson Santos (PSD), que desempenhou o papel de 1º secretário.
Além deles e do próprio homenageado, a mesa diretiva desta solenidade contou com o presidente do Sepaco, Jerônimo José Garcia Ruiz, a CEO do Sepaco, Dra. Luci Meire Pivelli Usberco, o presidente do Sindicato dos Papeleiros de Mogi, Márcio de Paula Cruz, o Bob, o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), o secretário Municipal de Governo, Francisco Cochi Camargo — representando o prefeito Caio Cunha (Pode) — e Marcelo Delascio Cusatis, diretor-executivo do Hospital Santa Maria.
Também participaram da cerimônia o vereador Bi Gêmeos (PSD) e o ex-vereador Rodrigo Valverde (PT), entre outras autoridades e convidados.
Iduigues Martins (PT), autor da propositura que se converteu na homenagem, explicou suas razões para conceder o título. “Conheço Rafael Parri de longa data. Foram muitas lutas juntos. Essa honraria exige que a pessoa tenha prestado relevantes serviços a Mogi. Em sua história, ele fez muito por nosso Município. É uma pessoa humana, generosa e sensível às questões sociais. Além disso, é um gestor da maior qualidade. O Hospital Sepaco tem mais de 66 anos de história. Hoje é um dos 150 melhores hospitais do mundo. Parri também trouxe a filantropia do Sepaco para Mogi das Cruzes”.
CEO do Sepaco, Dra. Luci Meire Pivelli Usberco também se manifestou sobre o homenageado. “É um prazer homenagear o mentor da vinda do Sepaco até Mogi. Ele concretizou muitos sonhos, sempre com respeito a princípios e valores. É uma honra compartilhar tantos anos de trabalho ao lado de uma pessoa tão sábia”.
Márcio de Paula Cruz, o Bob, agradeceu a contribuição de Parri para a expansão do Sepaco em Mogi. “O Sepaco está em várias regiões do Brasil. Seu nascimento e ampliação se misturam com o Sindicato dos Papeleiros e com a própria categoria. Muitos papeleiros ajudaram a construir o Sepaco. Parabéns senhor Rafael e obrigado por tornar o Sepaco tão gigantesco como ele é atualmente”.
O secretário Municipal de Governo, Francisco Cochi Camargo, ressaltou a sensibilidade de Rafael Parri. “A prestação de serviços é feita com esmero. Não apenas em equipamentos, mas em termos de funcionários, sempre prontos para acalmar e curar aqueles que precisam. O Sepaco tem convênio com a Prefeitura de Mogi para atender via SUS indistintamente aqueles que mais necessitam. Deixo um grande abraço do prefeito a esse ilustre novo mogiano”.
O presidente do Sepaco, Jerônimo José Garcia Ruiz, disse que o homenageado sempre foi apaixonado por Mogi. “Rafael Parri fez e ainda faz um excelente trabalho. Ele sempre teve uma paixão por Mogi. Quando discutimos onde destinar nossos recursos de filantropia para o SUS, a primeira cidade que Parri definiu foi Mogi. Por isso, a homenagem desta noite é muito mais do que merecida”.
Já o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) ressaltou a dedicação e o empenho de Parri ao longo de sua trajetória. “Rafael é humano, esforçado e dedicado. Em 2016, não havia fila para quase nada na saúde, principalmente exames. Isso só foi possível graças à parceria com algumas entidades, entre elas o Sepaco. Agora, como deputado federal, pude ajudar o Sepaco como relator de projeto de lei que fez a defesa da imunidade tributária do Sepaco. Quando expliquei os benefícios que a entidade proporciona, os outros deputados entenderam de forma unânime. O que eu fiz foi apenas justiça. Hoje, o Brasil tem uma regulação filantrópica nacional escrita por um mogiano nascido no bairro do São João.”.
Rafael Parri agradeceu a concessão do título. “Não sei se eu mereço tudo isso. Mas me esforcei para fazer aquilo que a minha consciência mandava. Há 40 anos, recebi convite para trabalhar na Cia. Suzano. A empresa se desenvolveu na Região, já que a fábrica ficava na divisa entre Mogi e Suzano. Então, as relações foram ficando bastante intensas com as pessoas desses municípios. Fico muito honrado, muito agradecido. Eu não esperava isso. Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram a exercer essa função. Fiz o melhor que pude, mas ninguém faz nada sozinho”.
Dr. Otto Rezende, que presidiu os trabalhos, encerrou a cerimônia. “Foi uma linda experiência conhecer um pouco mais a sua trajetória, Rafael. Agradeço por todo esse trabalho e pela dedicação à nossa Cidade”, disse.
O evento contou ainda com apresentação do Quarteto de Cordas da Sinfônica da Cidade.
Histórico de Parri com Mogi
Rafael Antonio Parri, como diretor da Cia. Suzano, percebeu a necessidade de interação social com os municípios da região, onde residia boa parte dos trabalhadores. Em razão dessa sensibilidade, ele se encarregou da aproximação da indústria papeleira com a prefeitura de Mogi, intercedendo para que a fabricante de papel aceitasse patrocinar o time de Vôlei da Cidade.
Graças à sua mediação e ao seu comprometimento com os mogianos, não apenas a parceria se consolidou como originou uma equipe vitoriosa e conhecida em todo o Brasil.
Considerando a tradição da Cidade também no basquete, ele procurou o então prefeito Padre Melo para um novo convênio entre a Cia. Suzano e a Administração Municipal nesse outro esporte.
Foi em razão dessa aliança que a Prefeitura construiu o Ginásio Poliesportivo, onde o time REPORT MOGI se consagrou campeão Paulista em 1996.
Quando CEO do Sepaco, o homenageado ampliou a assistência médica que já era oferecida em Mogi das Cruzes aos funcionários, aos aposentados das empresas de papel da região e aos seus dependentes. Inicialmente, esse atendimento era feito em um Ambulatório Médico, que foi transformado em Pronto-Atendimento e, posteriormente, no Hospital e Maternidade Sepaco, na região central.
Pela condição filantrópica da entidade Sepaco, ela oferece contrapartidas à sociedade por meio de assistência médica gratuita, legitimada em acordo firmado com a Secretaria da Saúde desde 2019.
Nesse modelo, o centro de saúde presta atendimento gratuito em cirurgias gerais, cardíacas, exames de ultrassom, MAPA, colonoscopia, ecocardiograma adulto, infantil e fetal, entre outros.
Carreira e formação acadêmica
Rafael Antonio Parri, nascido em São Paulo em 9 de fevereiro de 1942, é engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em Economia pela Faculdade São Luiz e pós-graduado em Administração Hospitalar pelaUnaerp (Universidade de Ribeirão Preto).
Parri foi professor do Instituto Nobel de Tecnologia por 5 anos, gerente industrial da Klabin por 4 anos e gerente administrativo do Banco Safra por 3 anos.
O mais novo mogiano soma ainda em sua carreira passagens como diretor industrial da Diamond Shamrock por 4 anos, como diretor de Recursos Humanos da Cia. Suzano por 18 anos e como superintendente geral do Hospital Sepaco por 24 anos — atualmente ele é consultor desse grupo empresarial do setor de saúde.