A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (1º), o Requerimento nº 59/2022, que homenageia atletas da cidade pelo desempenho no Campeonato Paulista de Boxe, promovido pela Federação Brasileira de Boxe. A iniciativa do tributo é dos vereadores Marcos Furlan (Pode), Edinho (MDB), Prof. Eduardo Ota (Pode) e Osvaldo Silva (REP). Durante a sessão, os atletas medalhistas receberam diplomas da Comissão Permanente de Esportes do Legislativo.
“Quero parabenizar todos os atletas, pois vemos o Boxe cada vez mais presente no nosso município. Essa é uma homenagem importante porque a sociedade acaba conhecendo melhor o trabalho e incentivando os cidadãos a praticar esportes”, pontuou o presidente da Câmara, Marcos Furlan.
“É muito importante essa homenagem aos atletas, ainda mais aos alunos que saíram de regiões periféricas como eles. Todos nós sabemos que Mogi das Cruzes tem muitos talentos, então só tenho a agradecer à Câmara por essa homenagem”, pontuou o coordenador Carlos Dário Aparecido Guimarães coordenador dos atletas homenageados.
Com apoio da Prefeitura, as equipes “Durães” e “Ammes” representaram Mogi das Cruzes no torneio, conquistando o 1º lugar por equipe na categoria “Juvenil Masculino” e 12 medalhas na modalidade individual, somando 5 ouros, 2 pratas e 6 bronzes.
Os esportistas estão treinando no recém-inaugurado Centro de Artes Marciais Jackson Durães, em Jundiapeba. O espaço público, que pertence à Administração Municipal, recebeu o nome do pugilista falecido em 2021 em decorrência de complicações da Covid-19.
O resultado no Campeonato Paulista garante a participação no Campeonato Brasileiro de Boxe, que será disputado em julho no Rio de Janeiro.
No torneio, obtiveram destaque os campeões da categoria Juvenil por peso (medalhas de ouro) sendo:
• Pablo Henri Cosia de Brito (51 kg);
• Paulo Henrique Silva de Brito Filho (57kg);
• Kelvin Martinelli Durães Souza (60kg);
• Ítalo Salomão Fernandes (92kg).
Na categoria Elite, o campeão foi Laion Martinelli Durães Souza (60kg). Por sua vez, na modalidade Elite Feminina, Grayce Kelly Evangelista de Oliveira conquistou medalha de prata.
Os representantes de Mogi obtiveram ainda mais 6 medalhas de bronze na categoria Elite Masculino por peso, com os seguintes atletas:
• Bryan Zapana Morales (51 kg);
• Wesley Lopes da Silva (57kg);
• Jonata Pinheiro Sousa Cerqueira (63,500kg);
• Áureo Mariano (67kg);
• Nickson Thomas Ribeiro Silvério (71 kg);
• Fábio Mamedes de Souza (92kg).
O documento legislativo formaliza votos de aplausos e congratulações aos atletas citados, à coordenadora da equipe Durães, Bianca Pereira Carapinheiro da Silva, e ao coordenador geral de Boxe, Carlos Dário Aparecido Guimarães. O Requerimento nº 59/2022 será remetido ao secretário de Esporte do Estado de São Paulo, Thiago Martins Milhim, ao secretário Municipal de Esporte e Lazer de Mogi, Gustavo Nogueira, e ao prefeito da Cidade, Caio Cunha (Pode).