A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (1º), a Moção nº 69/2022, que concede votos de aplausos e congratulações aos profissionais da informação. O documento legislativo, que é de autoria do vereador José Luiz Furtado (PSDB), homenageia o Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho.
“A imprensa tem o papel de nos manter informados sobre tudo o que acontece em nossa região, cidade e país. Quero destacar, em especial, a imprensa de Mogi das Cruzes, que cumpre com o seu papel de levar informações todos os dias aos mogianos”, ressaltou Zé Luiz.
No Brasil, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro até o ano de 1999, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.
Contudo, a partir de 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrada no dia 1° de junho. A alteração aconteceu para homenagear o primeiro jornal a circular de fato no Brasil, o Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Este último periódico também iniciou suas publicações em 1808, porém três meses antes da Gazeta do Rio de Janeiro, embora fosse, na época, uma publicação clandestina.