Na sessão ordinária desta terça-feira (31), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 58/2022, de autoria do vereador Edinho (MDB). A proposta consignou votos de profundo pesar pelo falecimento do ator e diretor Milton Gonçalves, aos 88 anos, ocorrido ontem (30).
Nascido em 9 de dezembro de 1933, na cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, Milton foi conhecido por trabalhos marcantes e papéis icônicos em mais de 40 novelas. Atuou em diversos filmes, séries, peças de teatro, programas humorísticos e minisséries. O ator e diretor também venceu preconceitos e lutou pelo reconhecimento do trabalho dos negros. Sempre ligado a questões políticas, em 1984 teve papel na campanha das Diretas Já. No ano de 1994 foi candidato pelo MDB a governador do estado do Rio de Janeiro.
“Ontem perdemos um grande nome da nossa cultura brasileira. Me lembro muito bem quando pequeno o tinha como referência. Um dos poucos atores negros a aparecerem em novelas, dentre as quais Irmãos Coragem e Sinhá Moça, e filmes. Foi por três vezes premiado no Festival de Gramado e representou o Brasil em Cannes. Milton, também, deixou sua marca como o grande ser humano que foi e expressivo ativista do movimento negro”, lamentou Edinho.