O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan (Pode), compareceu na tarde desta segunda-feira (23) ao lançamento do programa Mogi Tech Academy, realizado na Arena Polo Digital, em César de Souza.
O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Cidade, sob o comando do chefe da pasta, Gabriel Bastianelli.
A cerimônia de abertura do projeto contou ainda com o prefeito do Município, Caio Cunha (Pode), com a vice-prefeita da Cidade, Priscila Yamagami, com os vereadores Osvaldo Silva (REP) e Carlos Lucarefski (PV), além do deputado estadual Sérgio Victor (Novo).
Furlan falou sobre a importância de investir na formação profissional dos mogianos. “Na Câmara Municipal, recebemos muitas demandas, sendo que uma das mais recorrentes é a que pede emprego. Muitas vezes, sabemos que as empresas têm vagas e recebemos muitas pessoas à procura de trabalho. Contudo, fica difícil fazer aquele casamento entre a qualificação necessária e a formação daquele candidato. Nesse sentido, é muito positiva uma iniciativa como essa, que vai unir empregabilidade com a formação. Mogi não pode ser um dormitório. Precisamos dar condições de emprego em nossa Cidade. Essa é a função dos homens públicos”.
Bastianelli lembrou que o nicho de tecnologia conta com muitas oportunidades abertas que não se transformam em contratações por causa da falta de capacitação. “Nossa Cidade pode ir além. Quando olhamos para o mercado de trabalho, vemos que existe um déficit de mão de obra na área de tecnologia diante de muita gente que está desempregada. Hoje temos uma população de 12 mil jovens com idades entre 15 e 17 anos. É um público que entende esse ambiente da tecnologia e pretendemos fazer essa ponte”.
Já o prefeito Caio Cunha disse que a prioridade do Município é o desenvolvimento humano. “Mogi já cresceu o suficiente. Não queremos que nossa Cidade chegue a um milhão de habitantes. O que queremos é dar qualidade de vida para os nossos 450 mil moradores. Nosso município é muito bom, mas precisa se desenvolver. Não precisamos de novos prédios, túneis nem viadutos. Precisamos investir em gente”.
O projeto Mogi Tech Academy vai disponibilizar formação gratuita e inserção ao mercado de trabalho em nichos como:
- Desenvolvimento de Sistemas;
- Programação;
- Inovação;
- Tecnologia.
A intenção do Mogi Tech Academy é que os estudantes façam cursos de Educação a Distância (EaD) em áreas com excesso de vagas e pouca mão de obra qualificada.
Serão 192 opções de cursos, sem limite de vagas, que oferecerão aos alunos as tecnologias mais requisitadas pelo mercado.
Para participar, os interessados devem procurar mais informações no site do Polo Digital: https://poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br/