Os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (17), o Requerimento nº 48/2022, que consignou votos de aplausos e congratulações aos assistentes sociais de Mogi das Cruzes pelo Dia do Assistente Social, comemorado anualmente no dia 15 de maio. A iniciativa é de autoria dos vereadores Osvaldo Silva (REP), Fernanda Moreno (MDB), Inês Paz (PSOL), Johnross (Pode) e Edson Santos (PSD).
Os profissionais atuam em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo à escravidão, situação de refúgio, situação de rua e migração, entre outras circunstâncias retratadas diariamente pela mídia.
“No Brasil, as comemorações do Dia 15 de Maio ocorrem não só para valorizar a categoria, mas também para dar visibilidade às bandeiras de luta da classe que, muitas vezes, coincidem aos direitos sociais de trabalhadores e trabalhadoras”, pontuaram os parlamentares no Requerimento apresentado ao Plenário.
Em Mogi das Cruzes, o Assistente Social atua em várias Secretarias, como a de Assistência Social, Saúde, Educação, além da Coordenadoria de Habitação da Prefeitura. A Propositura foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares mogianos.
O vereador Osvaldo Silva falou sobre os motivos que o levaram a prestar o tributo. “O Dia do Assistente Social não poderia ficar esquecido. Por isso, resolvemos prestar esse reconhecimento. São profissionais que representam uma esperança para as pessoas em vulnerabilidade, especialmente os cidadãos que estão em situação de rua. Os assistentes sociais acolhem, dão respeito e representam uma oportunidade para a população de baixa renda”.
Inês Paz (PSOL) também se manifestou sobre a importância desses profissionais. “O funcionário público precisa ser valorizado. Nesse sentido, a assistência social merece destaque. Afinal, a finalidade desse trabalho é atender à população que mais precisa. São pessoas que têm um enorme compromisso social e humano”.
Edson Santos (PSD) foi outro a se manifestar. “São profissionais importantíssimos. De 2009 para cá, aumentou muito a demanda por questões sociais. Pude participar do primeiro concurso público de Mogi para assistentes sociais. Essa categoria não trabalha apenas no poder público, mas também nas entidades e instituições. Eles merecem todo nosso carinho e reconhecimento. Há profissionais de assistência social também nas áreas de Saúde e Educação. Fiz aniversário no dia 15 de maio, Dia do Assistente Social. Foi uma grande honra para mim”.
Também usou os microfones para elogiar a classe o vereador Johnross (Pode). “Há milhares de anos já existe esse trabalho por meio da caridade. A assistência social coloca pessoas vulneráveis em situação de dignidade”, disse.