A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou diploma de Honra ao Mérito às doadoras do Banco de Leite de Mogi das Cruzes Cíntia Caroline Barbosa e Danielle Miki Iwao. A homenagem cumpre requisitos do Decreto Legislativo 123/2021, aprovado nesta Casa de Leis no ano passado.
A iniciativa é do vereador Edson Santos (PSD). “Dia 19 de maio é o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. No ano passado, criei um projeto para prestigiar anualmente essas mulheres. Sabemos que o leite humano reduz a mortalidade infantil. Muitas mães não têm leite suficiente para amamentar. Por isso, é importante prestar esse carinho, reconhecer a sensibilidade em fazer essa importante doação. Também acredito que uma solenidade como a de hoje estimula novas mulheres a se tornarem doadoras também”.
Rosângela Cunha, conhecida como Nenê, coordenadora do Banco de Leite, falou sobre a doação. “O leite materno não é bom só para a saúde, mas também para o bem-estar do bebezinho. Além disso, ele contribui para o desenvolvimento sustentável global, isto é, faz bem para o planeta. Afinal, o leite artificial que chamamos de fórmula exige muita água e sua fabricação requer as latas, prejudiciais ao meio ambiente. Mas não é só isso: as crianças que consomem leite materno tendem a ter Q.I [Quociente de Inteligência] maior e também adoecem menos”.
O secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, elogiou o trabalho do Banco de Leite. “Eu quero enaltecer o trabalho da doutora Nenê e da sua equipe. Gostaria de parabenizar vocês pelo excelente trabalho”, disse.
O vereador Zé Luiz (PSDB) também cumprimentou a coordenadora. “A doutora Rosângela entende o espírito do serviço público. Parabéns pelo seu trabalho. Gratidão”.
Iduigues Martins (PT) foi outro a agradecer os funcionários e voluntários do Banco de Leite. “É como uma vacina para as crianças. Pode ajudar a salvar vidas. É um gesto de amor”.
Otto Rezende (PSD), presidente da Comissão de Saúde, Zoonoses e Bem-estar Animal, também fez questão de comentar sobre a importância desse trabalho social. “A falta de leite é uma grande preocupação. Essa homenagem é simbólica e vai incentivar outras mulheres a aderirem ao programa de doação. Espero que possamos, a cada ano, ter mais e mais voluntárias homenageadas nesta Casa de Leis”.