Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores pleiteiam mais policiais no programa de Diária Especial/DEJEM
04/05/2022 - 17:51:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (4), a Moção de Apelo nº. 56/2022, que solicita à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) o aumento de vagas no programa da DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar).

A autoria do documento legislativo é do vereador Policial Maurino (PODE). Segundo justifica o parlamentar, os casos de furtos e roubos aumentaram em Mogi das Cruzes. De acordo com o levantamento do vereador, entre janeiro e dezembro de 2021, ocorreram 3.507 furtos na Cidade.

No entanto, em 2020, esse mesmo índice era de apenas 2.668 casos. Ou seja, na comparação 2021/2022, houve expansão de 23,3% nos episódios de furtos em território mogiano.

O total de roubos também aumentou, com 13,7% de expansão em 2021 (1.192) mediante os 1.028 casos em 2020. “É uma diferença de 164 ocorrências a mais. E, no corrente ano, continua o aumento dos números nos casos de furtos. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2022, houve elevação de 22% nesses casos”, argumenta o parlamentar na redação da propositura.

O pedido pelo aumento de vagas de DEJEM será encaminhado ao governador do estado, Rodrigo Garcia, e ao comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Ronaldo Miguel Vieira.

“Recebi um vídeo, e creio que muitos outros vereadores tenham recebido também, no qual dois indivíduos agrediram um jovem e roubaram seu celular aqui em Mogi por volta das 7h da manhã. Já vínhamos falando sobre o problema da escassez de efetivo na Polícia Militar do Estado de São Paulo devido aos anos sem concurso público. Esta é uma forma paliativa de dar aos nossos munícipes mais tranquilidade, até que seja realizado novo concurso público”, explicou o Policial Maurino (PODE).

“Acredito que esta é uma preocupação de todos os vereadores, além dos roubos terem crescido, muitos prédios públicos estão sendo invadidos e furtados, são postos de saúde, escolas, creches. As pessoas querem bases comunitárias ou a presença de guardas municipais nos bairros, mas precisamos entrar com todas as secretarias juntas e criar políticas públicas em todas as áreas”, acrescentou Edinho (MDB).

Para a vereadora Inês Paz (PSOL) se o problema é a falta de pessoal é preciso que o Governo do Estado cumpra com a sua parte, invista no funcionalismo público, realize o concurso público na área da Segurança e ofereça as condições necessárias para que seja prestado um serviço de qualidade.

“O senhor foi bem educado com o Governo de São Paulo, esta deveria ser uma Moção de repúdio ao descaso que mais uma vez o governador tem tido com a nossa cidade. Já usamos esta tribuna para falar de problemas na Saúde e no transporte ferroviário. É obrigação do Estado oferecer serviços públicos de forma decente para a população. Mogi das Cruzes é a maior cidade do Alto Tietê e é a cidade com o menor número de policiais em atuação, isso causa um sentimento muito forte de insegurança entre os munícipes. É importante cobrarmos a atenção do Governo do Estado para os problemas locais”, pontuou Clodoaldo (PL).

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583