Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Legislativo repudia atos de racismo
04/05/2022 - 17:50:00

 A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (4), a Moção nº. 57/2022, que repudia três atos de racismo ocorridos nesta terça-feira (3) na capital paulista. O documento legislativo tem como autores os parlamentares Inês Paz (PSOL), Edinho (MDB) e Iduigues Martins (PT).

A moção de repúdio faz referência a dois casos de racismo cometidos na Câmara Municipal de São Paulo e um terceiro registrado no Metrô dessa cidade.

Na Casa Legislativa, o vereador Camilo Cristófaro (PSB), durante a sessão da CPI dos Apps, deixou vazar áudio no qual ele próprio diz: "Eles arrumaram e não lavaram a calçada! É coisa de preto, né?".

Ainda na Câmara de São Paulo, a vereadora Elaine Mineiro (PSOL), afirmou que sofre constantes abordagens racistas na mencionada Casa de Leis.

O terceiro caso ao qual a Moção de Repúdio mogiana alude é o de uma mulher negra que afirma ter sido vítima desse crime na Linha 1 (Azul) do Metrô. Segundo a denunciante, outra passageira teria dito para ela “não encostar seu cabelo nela para não lhe passar doença”.

 “É lamentável que, em menos de dez dias, esta Casa [Câmara de Mogi] tenha de apresentar novamente uma nota de repúdio contra os inúmeros casos de racismo. Afinal de contas, na semana passada, o vereador Edinho (MDB) apresentou documento legislativo de mesma natureza por causa de atitude racista de um torcedor argentino que cometeu o mesmo crime em partida contra o Corinthians”, afirma a vereadora Inês Paz (PSOL).

“Não podemos naturalizar essa atitude criminosa, não podemos achar graça ou fingir que é normal um ser humano querer se sobrepor ao outro, humilhar, discriminar, ofender por causa de diferenças na cor da pele. Temos que construir o Brasil da tolerância, do respeito ao próximo e ao pensamento do próximo.  Prega-se muito sobre a nossa multirracialidade, mas quando vemos esse crime acontecer na Câmara dos Vereadores de São Paulo, ou nos transportes púlbicos, vemos que de fato é um discurso vazio, é mais uma falácia”, pontuou Iduigues Martins (PT).

“Eu não poderia deixar de falar, parece replay, realmente gostaríamos de não falar mais disso na nossa Casa de Leis. Gostaria de mencionar aqui a fala do escritor e compositor Pedro Paulo que diz: o brasil demonstrou vergonha de ter minha cor! Não é apenas aqui no brasil, mundialmente ainda estamos lutando contra o racismo e a desigualdade”, lamentou Edinho (MDB).

A Moção de Repúdio nº 57 será remetida ao presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite (DEM), ao presidente do Metrô da capital paulista, Silvani Pereira, e ao presidente do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo), Lindemberg Alves.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583