Vereadores concedem título de Cidadão Mogiano ao Capitão PM Reinaldo de Almeida do Nascimento
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou, na noite desta sexta-feira (29), o Título Honorífico de Cidadão Mogiano ao Capitão PM Reinaldo de Almeida do Nascimento, pelos relevantes serviços prestados ao município na área de segurança pública. A iniciativa foi do vereador Policial Maurino (PODE).
“Agora mogianos posso chamá-los de conterrâneos, porque a partir de hoje eu sou um cidadão mogiano, já o era de fato, mas agora sou também de direito. Durante todo o tempo que resido em Mogi, eu tive a felicidade de conhecer pessoas maravilhosas e conquistar grandes e valorosos amigos, cada um deles contribuiu de alguma forma para a minha evolução como ser humano e também como profissional de segurança pública”, expressou o Capitão Reinaldo.
Representando a Câmara, Maurino enalteceu a atuação do homenageado na cidade e ressaltou a importância de todo o trabalho desenvolvido em prol do município.
“O capitão Reinaldo ingressou na PM com vontade de ajudar, sempre disposto a fazer o bem e a diferença onde estava trabalhando. Em Mogi das Cruzes, o capitão participou da instalação e organização de duas unidades da Polícia Militar: o CPAM/12 e o 17º Grupamento de Bombeiros. É por sua atuação que faz jus à maior honraria que essa casa pode oferecer”, apontou o vereador Maurino (PODE).
Na sequência, o Coronel de Reserva da PM Jean Carlos de Araújo Leite lembrou do trabalho que realizou junto ao homenageado na criação da nova unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, parabenizou pelo trabalho feito até agora e por tudo que ainda será desenvolvido por Reinaldo de Almeida ainda fará pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“É uma honra estar aqui prestigiando essa homenagem recebida, sabemos da sua competência, é um orgulho tê-lo nas fileiras da corporação, em especial no nosso Comando de Policiamento Metropolitano de Área 7. Tenho certeza que em breve estará de volta aqui representando a sua região. Parabéns!”, tenente coronel PM Michel Ribeiro dos Santos
Representando o prefeito de Mogi das Cruzes, o secretário de Segurança, Toriel Sardinha ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho do policial que deixa sua casa, sua família para se dedicar à segurança pública e cuidar da sociedade.
Trajetória
O homenageado nasceu na cidade de Curvelo/MG no dia 23 de novembro de 1972 e, ainda adolescente, mudou-se juntamente com a família para o estado de São Paulo.
Em 2006, ele se mudou para o município de Mogi das Cruzes e solicitou movimentação para a região do Alto Tietê, sendo transferido para o 32° BPM/M, em Suzano.
No ano de 2007, juntamente com outros oficiais, participou da organização e instalação do CPA/M-12 em Mogi das Cruzes, sendo o primeiro oficial subalterno a ser classificado na unidade, onde permaneceu até o ano de 2010. Exerceu entre outras funções a chefia do Setor de Justiça e Disciplina, responsável pela assessoria jurídica e condução de procedimentos judiciais militares e procedimentos administrativos na região.
Já em 2010, após passar por processo de seleção interna, transferiu-se para o Corpo de Bombeiros, frequentando o Curso de Bombeiros para Oficiais. Com a conclusão do CBO foi classificado no 5° Grupamento de Bombeiros e passou a exercer a função de Comandante do Posto de Bombeiros do Shangai em Mogi das Cruzes.
Em 2012, participou da organização e estruturação do 17° Grupamento de Bombeiros em Mogi das Cruzes, ocasião em que a região do Alto Tietê conquistou um comando próprio, deixando de se subordinar ao município de Guarulhos. Em 2014 foi promovido ao posto de Capitão e continuou servindo a população de Mogi das Cruzes e região até o mês de dezembro do ano passado, ocasião em que foi transferido do Corpo de Bombeiros de Guarulhos.
“Atuou efetivamente no preparo técnico e emocional do efetivo do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes para o enfrentamento a pandemia da Covid-19. Mesmo com o risco de contaminação própria e de familiares, o efetivo trabalhou todos os dias, atendendo todas as pessoas que precisaram de ações de socorro, sem distinção alguma”, pontuou o parlamentar, no documento apresentado ao Plenário.
Reinaldo foi agraciado com as Láureas de Mérito Pessoal em 5°, 4°, 30, 2° e - 10 Grau, que é um reconhecimento da instituição pelo destaque em suas atuações em diversos tipos de ocorrências; condecorado com a Medalha MMDC, comemorativa referente à Revolução Constitucionalista de 1932; condecorado com a medalha Centenário do Corpo de Bombeiros que é a maior honraria da corporação.