Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores darão título de Cidadão Mogiano a Jair Barbosa Ortiz
06/04/2022 - 18:30:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (6), o Projeto de Decreto Legislativo 02/2022, que concede título de Cidadão Mogiano ao ex-delegado seccional de Mogi das Cruzes Jair Barbosa Ortiz.

A homenagem é uma iniciativa dos vereadores Maurinho do Despachante (PSDB), Marcos Furlan (Pode) e Maurino José da Silva (Pode), o Policial Maurino.

 “Agradeço aos vereadores desta Casa por essa aprovação. Ele cuidou da nossa polícia com muito carinho. Trata-se de uma pessoa humilde, competente e muito humana”, disse Maurinho do Despachante.

O vereador Policial Maurino também comentou os motivos que o levaram a propor a condecoração. “Entre tantos casos que ele conseguiu solucionar está a prisão de quatro indivíduos que cometeram latrocínio no Parque municipal no ano passado. Graças a Ortiz, esse e outros casos foram resolvidos. O título é mais do que merecido”.

Marcos Furlan também prestigiou o ex-delegado seccional. “Em 2021 houve destaque para Operação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Mogi das Cruzes, que apreendeu mais de R$ 250 milhões em bens relacionados a crimes de tráficos de drogas, contrabando de armas de fogo e lavagem de dinheiro”, justifica Furlan, que também é o presidente da Câmara de Mogi.         

 

Biografia

Jair Barbosa Ortiz atuou como chefe da Polícia Civil em oito cidades do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Salesópolis, Guararema, Biritiba Mirim, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

Natural de Mairiporã, o homenageado é filho de Bento Barbosa Ortiz e Lázara Rondina. Atualmente, ele é o diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), sendo responsável pelo comando da Polícia Civil no Vale do Paraíba.

Enquanto Delegado Seccional de Mogi das Cruzes, Dr. Jair atuou em diversas ocorrências de relevância e operações especiais, muitas das quais mereceram destaques na Imprensa.

Sob o comando de Dr. Jair, a Polícia Civil de Mogi das Cruzes atuou no esclarecimento de crimes que impactaram a sociedade, como o latrocínio que vitimou o policial militar tenente Felipe Murakami. Quatro suspeitos foram identificados e presos.

Há de se ressaltar ainda a ação do Setor de Investigações Gerais (SIG) do Município, que conduziu a Operação Davi, de combate à organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. Nesse caso, a investigação resultou no sequestro de bens de quatro presos, que somam R$ 2,5 milhões.

No enfrentamento ao tráfico de drogas, o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de Mogi das Cruzes prendeu 217 pessoas de janeiro a outubro de 2019. O número representou 70% das detenções das cidades da região.

O homenageado possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1989) e ingressou na carreira de Delegado de Polícia em 1993. Ele atuou em diferentes regiões do Estado de São Paulo, ocupando importantes cargos na Polícia Civil, como o DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

Além disso, ele já foi professor temporário da Academia da Polícia Civil "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" (Acadepol).

Mais um ponto de destaque da experiência de Jair Ortiz foram as suas viagens para conhecer o trabalho policial em outros países, como Japão, França, Inglaterra e Alemanha.

Atualmente, o diretor do Deinter-1 é habilitado para lecionar em curso de Formação e Aperfeiçoamento Policial, estando apto para ensinar as disciplinas de Prática Cartorária, Legislação de Trânsito, Inteligência Policial e Direitos Humanos.

O ex-delegado seccional de Mogi é ainda membro de grupo multidisciplinar formado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que visa modernizar o sistema de Segurança Pública em território paulista.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583