A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (6), o Projeto de Decreto Legislativo Nº 25/2021, de autoria do vereador Edson Santos (PSD).
A propositura concede título de Honra ao Mérito ao Instituto Dona Placidina, que em 28 de outubro de 2021 completou 90 anos.
Edson Santos comentou os motivos que o levaram a prestar esse tributo. “O Instituto Placidina é uma tradição de Mogi. Além dos destaques educacionais, a entidade oferece muitos serviços sociais importantes”.
Histórico
O Instituto Dona Placidina é uma Fundação de Assistência Social e Educacional idealizada pelo padre João Lourenço de Siqueira, pároco da Igreja de Sant’Anna.
No entanto, em fevereiro de 1931, sem poder realizar seu sonho, o Cônego João Lourenço faleceu. Com a sua morte, assumiu a presidência do Instituto o senhor Benedicto Sérvulo.
Assumindo a presidência, o senhor Benedicto inicia os trabalhos de aquisição de um velho prédio colonial pertencente à senhora Dona Sebastiana de Mello Freire, situado na Rua Senador Dantas, com a colaboração de muitos benfeitores.
No começo, o Instituto Dona Placidina abrigava 80 meninas em regime de externato e outras 80 em regime de internato. Em 1966, o local passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas).
O Instituto levou o nome "Dona Placidina" em homenagem à mãe do Cônego João Lourenço de Siqueira, que se chamava Placidina Maria de Jesus. Desde 1967 até o momento, a direção pedagógica do Instituto está a cargo das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família.
A atual diretoria executiva é formada pelo presidente Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, pelo vice-presidente, padre Marcos Sulivan Vieira, e pela diretora pedagógica, Irmã Érica Simone Miranda Cordeiro.
“A equipe tem se empenhado em prosseguir nessa trajetória, não medindo esforços para manter o Instituto Dona Placidina embasado nos mesmos valores de responsabilidade social e solidariedade com que nasceu a instituição”, complementa o vereador Edson Santos.