Na sessão ordinária desta terça-feira (29), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº. 120/2021, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL). A proposta declara de utilidade pública a “Associação Cursinho Popular Maio de 68” pelos relevantes serviços educacionais prestados ao município.
Inês Paz (PSOL) comentou a aprovação. “É uma forma de ajudar os jovens da periferia, de aumentar as chances desses alunos na hora de concorrer ao vestibular. Há muita dificuldade em Jundiapeba, Jardim Margarida, Jardim Layr para se preparar. Trata-se de uma iniciativa de professores da rede pública de Mogi e da Capital. São professores que dedicam parte do seu tempo livre para ajudá-los”.
Malu Fernandes (SD) também comentou sobre a importância do projeto. “Sou a prova viva que o cursinho muda a vida de uma pessoa. É um trabalho extremamente importante e que deveria ser ampliado”.
Trajetória
Criado em 2017, o Cursinho Maio de 68 possui a finalidade de oferecer preparação gratuita e de qualidade para as provas de ingresso ao ensino superior público. Além disso, as atividades são voltadas aos interessados de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino.
Mais de 500 estudantes já foram atendidos pela instituição, cujo objetivo é o acesso por parte de alunos de escolas públicas à universidade. Assim, os alunos ganham condições para passar nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O projeto conta com professores voluntários e com extensa trajetória na docência. Dessa maneira, são profissionais experientes em lecionar disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês, Sociologia, Atualidades e Redação.
Diante da pandemia de COVID-19, as aulas continuaram ocorrendo remotamente em plataformas digitais de videoconferência.
Além disso, o foco de atuação se concentra nos moradores dos bairros mais periféricos de Mogi, locais em que há escassez de infraestrutura e serviços públicos.
A partir de julho de 2020, fruto de anos de trabalho sistemático e resultados positivos, a “Associação Cursinho Popular Maio de 68” recebeu recursos financeiros do Ministério Público do Trabalho. Esses recursos possibilitaram a ampliação dos trabalhos, além da locação de uma sede para a entidade na Rua Paulo Frontin, 365.
Além da missão principal da “Associação Cursinho Popular Maio de 68”, nos últimos anos, foram desenvolvidas atividades relacionadas à cultura, à sustentabilidade, além de ações sociais aos cidadãos vulneráveis de Mogi.