Os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, por unanimidade, a Moção de pesar 36/2022 apresentada pelos vereadores Maurinho do Despachante (PSDB) e Malu Fernandes (SD). A Iniciativa consignou na ata da sessão votos de profundo pesar pelo falecimento de Lourdes Favinchi Martins, ocorrido no último dia 18/03. Dona Lourdes, como era conhecida, era a fundadora do tradicional restaurante “O Berro”.
Malu Fernandes justificou a homenagem. “Trata-se de uma família cheia de história e tradição na Cidade. Ela começou todo esse sonho. Hoje, o restaurante gera empregos e gera também identidade. Essa moção é uma forma de reconhecer toda essa trajetória”.
Mauro Margarido (PSDB), o Maurinho do Despachante fez questão de falar sobre o documento de pesar. “Dona Lourdes era muito querida, assim como seu filho Zé. Eles fazem também um trabalho social importante na Cidade, apoiando as entidades de Mogi, a Festa do Divino e cedendo mão de obra e espaço para eventos beneficentes”.
Marcos Furlan (PODE), presidente do Legislativo, também se manifestou. “O restaurante O Berro é hoje um patrimônio mogiano. Essa moção é uma forma de lembrar a dona Lourdes, sempre tão receptiva, tão carinhosa. Vamos ter muitas saudades da sua comida, principalmente de seus doces”.
Iduigues Martins (PT) foi outro a deixar seus sentimentos à família de Lourdes. “Dona Lourdes vai fazer muita falta. A história do restaurante se confunde com a da Cidade. Até o ex-presidente Lula já almoçou lá. Deixo um abraço para toda a família”.
Filha de Giuseppe Faicchia e Olímpia Rossi, italianos, imigrantes da região de Nápoles e de Roma, Dona Lourdes nasceu em São Roque, no dia 18 de abril de 1929. Viveu na fazenda de café onde aprendeu todos seus dotes culinários, e casou-se com José Martins aos 18 anos. Nessa época, mudou-se para Sorocaba, onde abriu seu primeiro empreendimento, uma pizzaria.
Dona Lourdes mudou-se para Mogi das Cruzes em 1960 e, no ano de 1978, um de seus filhos abriu em um pequeno local um bar chamado “O Berro”, que anos mais tarde tornou-se o tradicional restaurante, um dos pontos mais consagrados da culinária mogiana.