Na sessão ordinária desta quarta-feira (23), o Legislativo de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 04/2022, de autoria do vereador policial Maurino (PODE). A iniciativa concede a Reinaldo de Almeida do Nascimento o título de Cidadão Mogiano pelos relevantes serviços prestados ao município na área de segurança pública.
O vereador comentou os motivos da sua homenagem. “Ele atuou muito tempo aqui em Mogi, ajudou a implantar o Corpo de Bombeiros e contribuiu para a consolidação da corporação em nossa Cidade”, disse Maurino.
O homenageado nasceu na cidade de Curvelo/MG no dia 23 de novembro de 1972 e, ainda adolescente, mudou-se juntamente com a família para o estado de São Paulo.
Em 2006, ele se mudou para o município de Mogi das Cruzes e solicitou movimentação para a região do Alto Tietê, sendo transferido para o 32° BPM/M, em Suzano.
No ano de 2007, juntamente com outros oficiais, participou da organização e instalação do CPA/M-12 em Mogi das Cruzes, sendo o primeiro oficial subalterno a ser classificado na unidade, onde permaneceu até o ano de 2010. Exerceu entre outras funções a chefia do Setor de Justiça e Disciplina, responsável pela assessoria jurídica e condução de procedimentos judiciais militares e procedimentos administrativos na região.
Já em 2010, após passar por processo de seleção interna, transferiu-se para o Corpo de Bombeiros, frequentando o Curso de Bombeiros para Oficiais. Com a conclusão do CBO foi classificado no 5° Grupamento de Bombeiros e passou a exercer a função de Comandante do Posto de Bombeiros do Shangai em Mogi das Cruzes.
Em 2012, participou da organização e estruturação do 17° Grupamento de Bombeiros em Mogi das Cruzes, ocasião em que a região do Alto Tietê conquistou um comando próprio, deixando de se subordinar ao município de Guarulhos. Em 2014 foi promovido ao posto de Capitão e continuou servindo a população de Mogi das Cruzes e região até o mês de dezembro do ano passado, ocasião em que foi transferido do Corpo de Bombeiros de Guarulhos.
“Atuou efetivamente no preparo técnico e emocional do efetivo do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes para o enfrentamento a pandemia da Covid-19. Mesmo com o risco de contaminação própria e de familiares, o efetivo trabalhou todos os dias, atendendo todas as pessoas que precisaram de ações de socorro, sem distinção alguma”, pontuou o parlamentar, no documento apresentado ao Plenário.
Reinaldo foi agraciado com as Láureas de Mérito Pessoal em 5°, 4°, 30, 2° e - 10 Grau, que é um reconhecimento da instituição pelo destaque em suas atuações em diversos tipos de ocorrências; condecorado com a Medalha MMDC, comemorativa referente à Revolução Constitucionalista de 1932; condecorado com a medalha Centenário do Corpo de Bombeiros que é a maior honraria da corporação.