Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram em sessão ordinária nesta terça-feira (22) o Projeto de Resolução 1/2022, que institui uma CEV (Comissão Especial de Vereadores) para fiscalizar as passagens de nível da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
De autoria do vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), a medida tem como objetivo buscar soluções e formas de melhorias em todos os cruzamentos da linha férrea com as ruas do Município.
A ideia surgiu depois dos problemas causados na passagem de nível da Rua Doutor Deodato Wertheimer. Por três anos, no local, havia a liberação da circulação exclusiva de pedestres.
Por causa disso, comerciantes da região providenciaram adaptações no ponto. Porém, a empresa pública ligada ao Governo do Estado tem demonstrado a intenção de fechar permanentemente essa passagem de nível, provocando muita insatisfação nos lojistas da área.
“O direito de ir e vir do cidadão mogiano tem que ser respeitado. Afinal, os moradores da localidade, pedestres que usam diariamente essa passagem para seguirem até suas casas e trabalhos, comerciantes da região, não podem ser prejudicados e aceitarem o fechamento da passagem, sem ao menos uma solução”, justifica Clodoaldo de Moraes.
A CEV será composta por três parlamentares e terá duração de 180 dias. De acordo com o vereador, a Comissão tem por objetivo fiscalizar, vistoriar e buscar soluções de melhorias permanentes. E, completa, a participação desta casa junto aos deputados estaduais, secretarias municipal e estadual de transporte, ouvindo a população e levar ao conhecimento do governo do estado de São Paulo.