A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 07/2022, que concede ao Lions Clube de Mogi das Cruzes o título de Honra ao Mérito pelo aniversário de 60 anos de fundação na cidade. A homenagem foi de iniciativa dos vereadores Edson Santos (PSD) e Marcos Furlan (PODE).
“Todos conhecem o trabalho social realizado pelo Lions em nossa cidade. É uma entidade realmente preocupada com o bem-estar das pessoas”, ressaltou Santos.
O Lions Clube em Mogi das Cruzes foi fundado em 22 de março de 1962, apenas dez anos depois do primeiro Lions Clube no Brasil. Seu padrinho foi o Lions Clube de Poá.
Os fundadores do Lions Clube Mogi das Cruzes, que assinaram a Carta Constitutiva, foram: Aristides Cunha Filho, Carlos Augusto Ferreira Alves, Edison Karan Nassri, Euclides Tiossi, Fausto Peres, Fernando A. Souza, Francisco Mello, Homero Gomes, Jamil Karan Nassri, John Ulie Burk Jr., José Mathias Franco, Mário Patrony Campos, Masaharu Horigoshi, Mauro Ottoni Martins, Michael Sabbag, Milton Pereira, Nabih Jorge Salomão, Nobolo Mori, Osmar Marinho Couto, Octavio Nogueira Camargo, Paul Antila, Paulo Tone, Pedro Bonelli, Renato Solferini, Roberto Gonçalves Borin, Samuel Assaz e Valter Pereira.
A cidade tem hoje mais de 50 Associados conhecidos como Companheiros Leão e Companheiras Leão, além das Domadoras, que se dedicam às atividades de apoio, de serviços e doações às comunidades carentes, marcando presença em vários eventos e trabalhos comunitários e de solidariedade.
O Lions Clube Mogi das Cruzes está unindo o serviço global em torno de cinco áreas de necessidade: Visão, Fome, Diabetes, Meio Ambiente e Câncer Infantil. Para cada uma dessas divisões existem metas globais. No segmento Visão, a Comissão da Boa Visão encaminha todas as solicitações de consultas oftalmológicas para a rede de médicos oftalmologistas voluntários e, com a prescrição dos óculos, o clube custeia as necessidades de forma gratuita para todos os alunos da rede de ensino municipal, estadual e APAE. Com o advento da pandemia e a suspensão das atividades escolares, o Lions aproveitou para fazer o encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
No programa de combate à fome, há diversas ações de coleta de alimentos junto ao supermercado Shibata, parceiro do Lions Clube Mogi das Cruzes.
Doação de cestas básicas, patrocínio de diversos eventos de arrecadação de recursos, festas para crianças, idosos e entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o MC Lanche Feliz. Esses alimentos são destinados às famílias em situação de vulnerabilidade e entidades que cuidam de crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
Nos programas de prevenção e cuidados para combate ao Diabetes e Câncer Infantil, a Comissão de Saúde realiza ações como lives sobre os temas, apoio às entidades que cuidam de pacientes e famílias no tratamento de câncer, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, TUCCA, CECAN e GAPC, campanhas de arrecadação de adoçantes, gelatinas, doação de alimentos e outras atividades.
Na questão do meio ambiente, o clube tem realizado plantios de árvores, manutenção e cuidado em praças adotadas, como a Praça Melvin Jones, Praça do Oito, Praça do Bom Jesus (São Benedito), frações de espaços no Parque Centenário e Parque Leon Feffer, além de campanhas de arrecadação de lacres e tampas plásticas.