Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Legislativo aprova moção de pesar pela morte da educadora Lisete Arelaro
15/03/2022 - 17:32:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou em sessão ordinária nesta terça-feira (15) a moção de pesar 29/2022, que lamenta o falecimento da educadora Lisete Regina Gomes Arelaro, aos 76 anos, no último sábado (12).

Pedagoga, doutora em Educação, professora e pesquisadora, Lisete lutava contra o câncer. A homenageada era integrante do quadro docente da USP (Universidade de São Paulo), tendo atingido o mais alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica em 2021. Nesse ano, ela recebeu o título de professora emérita da FEUSP (Faculdade de Educação da USP).

Nascida em Campinas, desde muito jovem ela iniciou sua militância política no Grêmio Estudantil. Em 1963, ela ingressou no curso de Pedagogia da PUC/Campinas, onde foi presidente do centro acadêmico de Pedagogia.

Lisete atuou bravamente contra o regime ditatorial instalado no país, tendo sido presa por três vezes. “Ela trouxe para a educação pública uma alfabetização de qualidade. Realizou vários debates da rede estadual de Mogi. Trouxe muito debate no tema da recuperação do aprendizado depois da pandemia. Lisete sempre honrou o poder transformador da Educação”, disse a vereadora Inês Paz.

São autores do tributo póstumo, além de Inês Paz (PSOL), Malu Fernandes (SD), Edson Santos (PSD), Eduardo Ota (PODE) e Pedro Komura (PSDB).

Após o período de redemocratização, Lisete foi uma das fundadoras do Partido dos trabalhadores (PT), atuando no governo de Luiza Erundina ao lado de Paulo Freire entre 1989 e 1992. Em 2018, foi candidata a Governadora do Estado de São Paulo pelo PSOL (Partido Socialismo e liberdade), sendo a única mulher a concorrer ao cargo naquele ano.

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583