A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (8), o projeto de Decreto Legislativo 05/2022, que concede título de Honra ao Mérito ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelos seus 100 anos de criação. A homenagem legislativa é de autoria do vereador Iduigues Martins (PT).
O parlamentar comentou os motivos que o levaram a preparar esse tributo à legenda. “Estou homenageando o Partido Comunista Brasileiro pelos cem anos porque não temos no Brasil um partido político com mais de quarenta anos. Não temos na América Latina. Nesses cem anos de história o PCdoB sempre esteve ao lado do povo brasileiro”, pontuou.
Para o presidente da Casa, Marcos Furlan (DEM), é muito importante que esta Casa reconheça os partidos políticos, independentes de ideologias ou bandeiras. "Fazemos parte dos partidos e vimos a luta dos colegas do PCdoB para trazer recursos federais e estaduais para a nossa cidade”, afirmou.
O vereador Zé Luiz (PSDB) também usou a tribuna para parabenizar o PCdoB pelos cem anos de existência. “Se existe uma coisa que é inegociável em meu mandato é a defesa da democracia. E a primeira coisa que o regime antidemocrático faz é a dissolução de partidos políticos. A sociedade é composta por pessoas com diversas crenças e ideologias e essas pessoas precisam ser respeitadas.
“É fundamental, principalmente nessa conjuntura de retrocesso que estamos, fazer essa homenagem ao PCdoB, que enfrentou o combate às ditaduras de Getúlio Vargas e na Ditadura de 1964”, complementou Inês Paz (PSOL).
Inaugurado em 25 de março de 1922, o PCdoB foi legalizado em 1985, tendo sido fundado para defender a classe operária e trabalhadora do Brasil. A sigla tem como diretrizes as teorias revolucionárias concebidas por Marx e Engels, conhecidas como socialismo científico ou simplesmente marxismo.
O PCdoB atua com inspiração em valores como a igualdade de direitos, a liberdade, a solidariedade, a ética humanista e os princípios democráticos. O título de Honra ao Mérito será entregue em sessão solene na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em data a ser definida pelo Legislativo.