Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Aprovadas moções de repúdio à ofensa contra mulheres ucranianas
08/03/2022 - 19:00:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (8), a moção 22/2022, que repudia as declarações do deputado estadual Arthur do Val (PODEMOS), conhecido como “Mamãe Falei”.

Na última semana, o político com assento na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi flagrado se referindo às mulheres ucranianas de modo pejorativo em áudios vazados de redes sociais.

Inês Paz (PSOL) considerou o gesto do deputado “Mamãe Falei” como bárbaro. “Além da fala repugnante, é preciso lembrar que a fala reflete o pensamento dele, a ação dele. É a verbalização de um comportamento. Agrediu a todas as mulheres. Ele precisa ser cassado”, disse.

Fernanda Moreno (MDB) demonstrou indignação. “Foi muito triste. Um representante da população, um pré-candidato ao governo. É muito triste porque reflete o pensamento, a forma de enxergar as coisas. Infelizmente, em 2022, ainda temos pessoas públicas com uma mentalidade tão grosseira. Ainda bem que a máscara caiu antes”.

Juliano Botelho (PSB) foi mais um a deixar a sua opinião. “Somos julgados quando um político se comporta assim. É vergonhoso para a classe. Gostaria que ele fosse expulso do partido”, sugeriu.

Edson Santos também quis comentar. “Esse deputado conseguiu uma proeza: acho que todas as câmaras do país vão fazer moções para repudiar a atitude dele. Ele foi eleito pelas redes sociais, né? Não tem um eleitorado que realmente o conheça”.

Mauro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, pediu que o deputado seja expulso das atividades políticas. “Torço para esse deputado ser banido da política, independentemente de partido”.

Osvaldo da Silva (Republicanos) foi mais um a se pronunciar sobre o caso. “Cometer um erro acontece. Mas tentar justificar o erro foi pior ainda. A boca fala aquilo que está se passando coração”.

A moção de repúdio, assinada pela totalidade de vereadores, segue posição anunciada pela 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Bancada do PODEMOS também critica comentários de deputado e tem moção de repúdio aprovada pelos vereadores

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou ainda a moção 23/2022, da bancada do PODEMOS de Mogi das Cruzes, formada pelos vereadores Maurino José da Silva, o policial Maurino, Eduardo Ota e Johnross Jones Lima.

O documento legislativo de reprovação afirma que “...tais atos não representam os princípios do partido. O fato se torna ainda mais gravoso diante do conflito bélico, que intensifica a vulnerabilidade de milhares de pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos”.

Os autores da moção comentaram a decisão de manifestar em público a insatisfação com as falas do correligionário.

Maurino, líder do partido no parlamento mogiano e autor da ideia da moção, disse estar chocado. “Foi uma barbárie. Ele não representa a grandiosidade nem os ideais do partido. O que ele foi fazer na Ucrânia com tanta coisa no Brasil para cuidar? Ele foi lá para fazer esse comentário brutal. Peço desculpas às mulheres do nosso povo”.

Eduardo Ota também fez questão de se pronunciar. “A postura do deputado não representa nosso partido. Não concordamos com esse gesto”.

Johnross foi outro a comentar o tema. “Defendo o valor da dignidade das pessoas, principalmente se falamos de seres humanos em guerra. Esse pensamento de coisificação da mulher, infelizmente, está na sociedade. Deixo minha solidariedade a todas as mulheres que se sentiram ofendidas”.

Malu Fernandes (SD) lamentou o fato de o deputado Arthur do Val ser de uma nova geração de políticos. “A viagem para Ucrânia aparentemente era para ser solidária, mas se tornou uma vergonha para o Brasil e para São Paulo. Fiquei chocada. O MBL [Movimento Brasil Livre] era para renovar a política, para trazer a juventude. Não tinha nada de jovem, não tinha nada de renovação. É só o antigo machismo acontecendo”.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583