Câmara indica instalação do Bom Prato de Jundiapeba
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), os parlamentares de Mogi das Cruzes aprovaram a Indicação 488/2022, apresentada pelo vereador Edson Santos (PSD). A proposta pede à Prefeitura a implantação da unidade do Bom Prato no bairro de Jundiapeba, considerando a alta densidade populacional e a quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Iniciamos este ano, mais uma vez, tocando no mesmo assunto. O prédio está pronto desde a gestão passada e os recursos advindos tanto da emenda do deputado Marco Bertaiolli (PSD) quanto do Governo do Estado, já estão na conta da prefeitura. Precisamos inaugurar o quanto antes”, enfatizou Santos.
Para o vereador Zé Luiz (PSDB) não há mais justificativas para manter o fechado um equipamento que fará muita diferença para as pessoas que vivem no distrito e proximidades. Também destacou que o uso do prédio para outras atividades resulta em desvio de finalidade.
“Não podemos brincar com a Saúde, a Educação e o combate à fome”, completou Iduigues Martins (PT). Fazendo coro aos demais vereadores, o petista lembrou que com a pandemia houve um aumento significativo do desemprego e da fome.
“Vou além e pedir que Mogi das Cruzes pudesse, com 500 mil habitantes, aprimorar o Programa Bom Prato colocando uma unidade em cada bairro. Que tenhamos 20 ou 30 Bom Prato, para que possamos suprir a necessidade básica de alimentação do ser humano e trabalhar em cima de outros problemas, não só a fome”, pontuou Otto Rezende (PSD).
Bom Prato - Criado em dezembro de 2000 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa tem como objetivo oferecer para a população de baixa renda refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível. O almoço tem custo de R$ 1,00. A alimentação é balanceada com 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, uma proteína e sobremesa (geralmente uma fruta da época).
Em setembro de 2011, todas unidades começaram a servir café da manhã, onde é oferecido café com leite, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. A refeição, de 400 calorias em média, custa R$ 0,50 ao usuário.
Em 2006, a cidade de Mogi das Cruzes recebeu uma unidade do programa, situada à Rua Professor Flaviano de Melo, 378, no Centro, que funciona de segunda à sexta-feira.
Horários de funcionamento:
Café da manhã: das 7h até o término da cota de refeições.
Almoço prioritário (pessoas com deficiência, idosos e acompanhante de criança): 10h30.
Almoço: das 11h até o término da cota de refeições.
Jantar: das 17h até o término da cota de refeições.
*Com informações do https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/