A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (22) a moção de número 15/2022, de iniciativa da vereadora Fernanda Moreno (MDB). O documento legislativo faz um apelo ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e ao Congresso Nacional, para que seja incluída no censo de 2022 pesquisa sobre animais domésticos.
Segundo a parlamentar mogiana, o último levantamento desse tipo foi feito em 2019, quando foram contabilizados 139,9 milhões de pets no Brasil. No entanto, essa é uma pesquisa amostral, e não por domicílio, algo que traz distorções em relação à realidade.
De acordo com o IBGE de Mogi, não estão previstas pesquisas sobre os animais por enquanto. “Não temos dados oficiais. Só temos pesquisa de amostragem. Carecemos de políticas públicas eficientes e, para que isso avance, é fundamental levantar os dados estatísticos. O Censo poderia apontar quantos animais temos em Mogi. As pesquisas de amostragem não revelam a realidade”.
A moção da vereadora também será encaminhada aos deputados federais Baleia Rossi (MDB), Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), Márcio Alvino (PL), Roberto Alves de Lucena (PODE), Ricardo Izar Júnior (PP).
O documento legislativo também será remetido aos deputados estaduais Bruno Lima (PSL) e Bruno Arevalo Ganem (PODE).