A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (22) o requerimento 13/2022, que faz votos de aplausos ao centenário de fundação da entidade maçônica Grande Oriente de São Paulo (GOSP), que completou 100 anos de existência no ano passado.
A associação maçônica foi criada em junho de 1921 pelo maçom José Adriano Marrey Júnior. A instituição, dedicada a estudos filosóficos e ao apoio a iniciativas sociais, é considerada uma referência maçônica, sendo a única centenária em território paulista.
Atualmente, a associação tem como grão-mestre Benedito Marques Ballouk Filho, morador de Mogi das Cruzes. Advogado, Ballouk Filho é cidadão mogiano, já que recebeu o título honorífico na Câmara de Mogi em 2011, por iniciativa do então vereador Marco Aurélio Bertaiolli, atual deputado federal pelo PSD.
Autor da homenagem desta tarde, o vereador José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, comentou sobre o tributo.
“Hoje é um dia propício porque é o Dia Internacional do Maçom, para homenagear o grande maçom George Washington [primeiro presidente dos Estados Unidos]. A maçonaria tem enorme importância na história do Brasil e de Mogi. Afinal, a associação busca enaltecer a irmandade, algo fundamental em tempos de ameaça de guerras, conflitos e polarizações”.