Foi aprovada por unanimidade, pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a Moção 09/2022, de autoria do vereador José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PL). O documento faz um apelo aos deputados estaduais Marcos Damásio (PL), André do Prado (PL), Estevam Galvão (DEM), bem como ao Governo do Estado de São Paulo a viabilizarem com a máxima urgência a melhoria e eficiência do Sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e a ampliação do número de vagas para os pacientes renais crônicos da região do Alto Tietê.
“Em atenção ao clamor dos pacientes e dos institutos e clinicas de nefrologia ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), no intuito de diminuir as filas de espera para conseguir o tratamento de hemodiálise nas clínicas conveniadas, é importante que sejam mobilizados todos esforços possíveis para aumentarmos o número de vagas deste serviço em toda a nossa região. ”, enfatizou Farofa.
A iniciativa revela que no segundo semestre do ano passado cerca de 250 pacientes eram transportados para realizar o tratamento em unidades referenciadas fora da região, enquanto 170 esperavam por vagas. Também destaca que manter um paciente internado aguardando essa terapia é muito mais custoso para os cofres públicos do que o tratamento em si.
Por fim, aponta a crise financeira pela qual passam as entidades de nefrologia que atendem os pacientes do Alto Tietê, que operam com um déficit aproximado de 33% (trinta e três por cento) por paciente, motivada pela baixa remuneração da tabela do SUS e agravada pelo crescimento dos custos operacionais, dos materiais importados e da demanda, especialmente, de pacientes com sequelas da Covid-19.