Foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (07), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a Moção 183/2021, apresentada pelo vereador Marcos Furlan (DEM). A Moção faz um apelo ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados pela regulamentação da profissão de podólogo.
“A Podologia não é só uma questão de cuidar da estética, mas uma questão de saúde pública. Os podólogos contribuem para a saúde pública e podem trabalhar em hospitais. É justo e necessário que os podólogos sejam reconhecidos como profissionais”, ressaltou Furlan.
No senado Federal tramita o Projeto de Lei Complementar 151/2015, que visa regulamentar a profissão de Podólogo.
No Projeto de Lei apresentado aos vereadores, Furlan argumentou que a Podologia é de fundamental importância para a população em geral, dando ênfase ao atendimento multidisciplinar na área da saúde, pois ela é capaz de identificar patologias sérias, podendo contribuir nos pés de diabéticos para evitar amputações. “Clamamos aos nossos representantes para que atue favoravelmente pela aprovação do texto original do PLC, de modo que os podólogos sejam reconhecido e tenham sua profissão regularizada”.