Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Secretaria de Assistência Social presta contas na Câmara
26/11/2021 - 17:47:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta sexta-feira (26), uma audiência pública de prestação de contas, do segundo quadrimestre do ano, da Secretaria de Assistência Social do Município. O vereador Edson Santos (PSD), presidente da Comissão Permanente de Assistência Social da Casa, dirigiu os trabalhos da audiência, que também contou com representantes da Prefeitura e de diversas entidades sociais.

“A Assistência Social tem que ter a mesma importância que tem a Saúde e Educação e nada melhor que essa prestação de contas, com a participação das entidades, porque eu sempre falo que se não fossem as entidades sociais o poder público não daria conta de tanto trabalho”, pontuou Santos.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, em sua explanação afirmou que o principal objetivo da Pasta é tornar o município referência em ação e participação social. “Não dá para fazer as só com amor no coração, ela precisa de investimentos e com profissionais técnicos”, ressaltou.

Celeste informou que 28% da população de Mogi das Cruzes está em situação de vulnerabilidade social e mais de 31 mil famílias na cidade estão em situação de extrema pobreza. A secretária afirmou que a criação do Auxílio Mogiano (benefício da Prefeitura que disponibilizou R$ 300,00 em três parcelas durante a Pandemia de Covid-19) foi feita com base nesses dados e ajudou 31.911 famílias na cidade.

Dentre as principais ações da Pasta, no segundo quadrimestre de 2021, citadas pela secretária estão a ampliação na Central de Atendimento do Cadastro Único do Governo Federal, chegando a uma média mensal de 1000 famílias. Além disso, Celeste também falou sobre serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para os idoso e dos 1241 atendidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Mogi das Cruzes.

“Estamos num movimento que sai do individualismo e leva para um coletivismo, que faz a gente doar nosso tempo e conhecimento e se colocar à disposição, não porque as estruturas precisam ser melhoradas somente, mas porque nós enxergamos seres humanos que precisam de uma vida mais digna”, acrescentou o vereador John Ross (Pode).

A vereadora Inês Paz (PSOL) fez uma série de perguntas à secretária, entre elas sobre as ações que a Prefeitura tem feito para a população LGBT da cidade. Celeste informou que o município tem buscado avançar nessas políticas públicas. “Nós não temos hoje uma política específica para atendimento LGBT. Esse é um dos desafios dessa gestão, que é colocar um centro de atendimento e um Conselho para a população LGBT”, afirmou.

O vereador Osvaldo Silva (REP) falou sobre a importância de buscar mais recursos para a Assistência Social e do papel que o vereador tem nesse processo. “Nós vereadores, além de buscar condições para a Assistência Social, também procuramos buscar recursos estaduais e federais para que se possa aumentar a força”, afirmou.

Ao fim da audiência o vereador Edson Santos agradeceu a presença da secretária e falou sobre a importância do evento. “Uma audiência de extrema importância para dar à população conhecimento sobre as ações da Assistência Social em nosso município”, afirmou.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583