Na tarde desta sexta-feira (26) aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes a sessão do Parlamento Estudantil 2021, na categoria Jovem. Formaram a Mesa Diretiva da sessão Igor Henrique Alves Martins, do 1° Ano da E. E. Professor Cid Boucault, como presidente; Ana Yanca Drygalla Maradei, do 1° Ano da E. E. Dagoberto José Machado, como 1ª vice-presidente; Geovana Elisei da Silva, do 1º Ano da E. E. Dagoberto José Machado, como 2ª vice-presidente; Julia Schiavi Thurler, do 1° Ano da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, como 1ª secretária; e Julia Bitencourt da Silva, do 2° Ano do Colégio Tomás Agostinho, como 2 ª secretária.
A abertura do evento foi realizada pelo vereador Bi Gêmeos (PSD), que enalteceu o papel do Parlamento Estudantil na sociedade mogiana. “Fico muito orgulhoso de ver uma bancada jovem que já está atuante. Quem quer uma renovação precisa se engajar na cidade e em temas às vezes polêmicos. A minha esperança hoje é que cada um leve a sementinha e que floresça”, destacou o parlamentar.
Ele foi secretariado pelo vereador Policial Maurino (PODE), que falou sobre a importância do Parlamento Estudantil no município. "Esse projeto já é um marco na cidade. Já fez diferença, faz diferença e irá fazer diferença. Esperamos que estes jovens sintam-se pertencentes, porque assim terão a obrigação de pensar e debater o melhor pra nossa cidade", ressaltou.
Malu Fernandes (Solidariedade) informou aos jovens que todos os Projetos apresentados serão analisados pelo Legislativo. “Temos um compromisso que, ao final do parlamento, a gente vai analisar as propostas para ver se conseguimos dar prosseguimento para que os projetos possam se tornar leis em nossa cidade”, explicou.
A vereadora Inês Paz (PSOL) falou sobre a importância do Parlamento Estudantil e comemorou a grande participação de alunos de escolas públicas no evento. “Acompanhando os projetos legislativos a gente vê a importância do envolvimento da nossa juventude. Fico feliz em ver que nessa edição do Ensino Médio tem mais escolas públicas participando. A Educação é uma só, mas a gente sabe que quem frequenta a escola pública são os alunos mais carentes, da periferia e filhos de trabalhadores”, ressaltou
Durante a apresentação e votação dos Projetos de Lei os estudantes puderam defender suas ideias. Os temas mais presentes na sessão foram os relativos aos jovens da cidade, além de questões ligadas à Saúde, Educação, Esportes e Segurança Pública.
Teylor Mendes Fonseca, do 3° Ano do Colégio Cristão Leão de Judá e Roberta Vitória Vieira dos Anjos, do 2° Ano da E. E. Historiador Isaac Grinberg, apresentaram Projetos que dispõem sobre Passe Livre Estudantil. Os estudantes afirmaram que o preço da passagem pode dificultar a vida dos alunos. “Muitas vezes os estudantes não conseguem trabalhar, então fica muito difícil para pagar pelo ônibus escolar. Conheço estudantes que moram em bairros afastados que, quando não tem dinheiro, precisam vir estudar a pé”, argumentou Taylor.
A questão da saúde física e psicológica dos estudantes nas escolas também foi um dos pontos discutidos na sessão. Paula Bejo Jardim, do 3° Ano do Colégio Gutenberg, apresentou um Projeto que dispõe sobre a Identificação de Violência Infantil em Estudantes da Rede Municipal de Ensino e Enzo Valieris de Paula, do 1° Ano do Colégio Gutenberg, apresentou um Projeto que dispõe sobre a Obrigatoriedade da Presença de Psicólogos nas Instituições de Ensino.
“A violência infantil, apesar de ser de extrema relevância para a cidade, é pouco discutido. É por isso que pensei em desenvolver um projeto que consiste na promoção do fornecimento de consultas psicológicas nas escolas”, explicou Paula.
“A presença de um psicólogo nas escolas é de extrema importância porque tem crescido o índice de depressão e ansiedade nos jovens”, afirmou Enzo Valieris.
Os alunos do Parlamento Estudantil também mostraram preocupação com políticas públicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente àquelas que residem nos bairros mais afastados do Centro da cidade.
“Em uma sociedade onde se fala de lutas e igualdade tem que ter igualdade para tudo, porque é muito triste os bairros mais afastados não ter atividades culturais”, lamentou Igor Henrique Alves Martins, do 1° Ano da E. E. Professor Cid Boucault, que apresentou um Projeto sobre a Descentralização da Cultura para os bairros periféricos.
Também estiveram presentes na sessão o presidente da Casa, Otto Rezende (Pode), o policial Maurino (Pode) e o presidente da Comissão Funcional do Parlamento Estudantil, Audrey Rodrigues, além de representantes da Academia Ferroviária de Letras do Rio de Janeiro; da E. E. Prof. Paulo Ferrari Massaro; da E. E. Irene Caporali de Souza; do Colégio Gutemberg; Colégio IENEC; e da E. E. Comendador Koeiji Adachi.
Projetos aprovados na Ordem do Dia
Ana Clara Conceição de Sena, do 1° Ano da E. E. Professor Paulo Ferrari Massaro, apresentou um Projeto que dispõe sobre a criação de espaços verdes nas escolas municipais ;
Julia Schiavi Thurler, do 1° Ano da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, apresentou um Projeto que dispõe sobre incentivo e valorização do esporte a crianças e adolescentes;
Teylor Mendes Fonseca, do 3° Ano do Colégio Cristão Leão de Judá, apresentou um Projeto que dispõe sobre Passe Livre Estudantil;
Júlio Martins de Almeida, do 3° Ano da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, apresentou um Projeto que dispõe sobre projetos estudantis para residências unifamiliares;
Gianluca Mateus Frozino, do 1° Ano da E. E. Comendador Koheiji Adachi, apresentou um Projeto que dispõe sobre incentivo à coleta seletiva de lixo por meio de ações de inclusão e cidadania";
Alex de Paula Militão, do 1° Ano da E. E. Comendador Koheiji Adachi, apresentou um Projeto que dispõe sobre implementação de material sobre comunicação com deficientes auditivos (libras);
Gabriel de Melo Martins da Silva, do 1° Ano da E. E. Comendador Koheiji Adachi , apresentou um Projeto que dispõe sobre a Instituição do Dia da Conscientização e Educação Sexual;
Roberta Vitória Vieira dos Anjos, do 2° Ano da E. E. Historiador Isaac Grinberg, apresentou um Projeto que dispõe sobre o Passe Livre Estudantil;
Igor Henrique Alves Martins, do 1° Ano da E. E. Professor Cid Boucault, apresentou um Projeto que dispõe sobre a descentralização da cultura para os bairros mais afastados;
Ana Yanca Drygalla Maradei, do 1° Ano da E. E. Dagoberto José Machado, apresentou um Projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de maquinas de escrever em braile nas instituições de ensino;
Geovana Elisei da Silva, do 1º Ano da E. E. Dagoberto José Machado, apresentou um Projeto que dispõe sobre o descarte de medicamentos vencidos;
Diogo dos Santos Mattos, do 2° Ano do Colégio São Marcos, apresentou um Projeto que dispõe sobre saneamento básico e meio ambiente;
Julia Perrin Arcades, do 1° Ano do Colégio Gutenberg, apresentou um Projeto que dispõe sobre a criação do projeto “Comida na barriga”;
Paula Bejo Jardim, do 3° Ano do Colégio Gutenberg, apresentou um Projeto que dispõe sobre a identificação de violência infantil em estudantes da rede municipal de ensino;
Enzo Valieris de Paula, do 1° Ano do Colégio Gutenberg, apresentou um Projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de psicólogos nas instituições de ensino;
Julia Bitencourt da Silva, do 2° Ano do Colégio Tomás Agostinho, apresentou um Projeto que dispõe sobre medidas contra as enchentes e diminuição de lixo nas ruas;
Tatiana Kimiye Kussano, do 3 ° Ano da E. E. Professora Irene Caporali de Souza, apresentou um Projeto que dispõe sobre sinal sonoro para pedestres;
Bianca Ortega de Morais Tobias, do 2° Ano da E. E. Professora Irene Caporali de Souza, apresentou um Projeto que dispõe sobre mecanismos para retirar crianças e adolescentes de situação de risco e vulnerabilidade;
Gabriel Mautoni de Carvalho, do 3° Ano do Colégio Raízes – Nucleo Educacional Cinco de Agosto, apresentou um Projeto que dispõe sobre a criação de museu para divulgação de “grandes mentes”;
Diogo Mendes Baptista, do 2° Ano do Colégio Cristão Leão de Judá, apresentou um Projeto que dispõe sobre a criação da “feira de ciências municipal”;
Mateus Yudi Shikay, do 2° Ano da E. E. Francisco Ferreira Lopes, apresentou um Projeto que dispõe sobre a instituição da semana municipal da juventude;
Emilly de Abreu Belo, do 3° Ano da E. E. Laurinda Cardoso de Melo Freire, apresentou um Projeto que dispõe sobre o “Projeto Interescolar da Água”;
Miguel Gran Cristoforo Moraes, do 1° Ano do Colégio IENEC, apresentou um Projeto que dispõe sobre a implementação de bebedouros em praças públicas.