Foi aprovada, na sessão ordinária desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a Moção 178/2021, apresentada pelos vereadores Osvaldo Silva (REP) e Iduigues Martins (PT). A iniciativa consignou votos de aplausos e congratulações aos conselheiros e conselheiras tutelares, pela comemoração do Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado amanhã, no dia 18 de novembro.
A homenagem contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Celeste Paiva Gomes e das conselheiras tutelares Maria Carolina, Cristiane Paiva Silva, Monique Souza, Lúcia Araújo, Thaísy Ferraz, Maria Pinto da Silva, Ieda Maria da Costa, além das ex-conselheiras tutelares Rita de Cássia Oliveira e advogada Edna Regina Teixeira.
“Pela lei, um conselheiro tutelar não pode exercer qualquer outra função remunerada, fazem plantões noturnos aos finais de semanas e feriados, sem falar dos riscos que eles enfrentam em ocorrências para garantir os direitos das crianças”, pontuou Silva.
“São fundamentais na construção e manutenção de uma sociedade civilizada que zela pelos direitos das crianças e adolescentes”, acrescentou Iduigues.
“Gente com propósito e chamado para poder servir ao próximo na garantia dos seus direitos. O CT tem um papel importante para combater a evasão escolar”, pontuou Malu Fernandes (SD).
“Temos que lutar pelo quarto Conselho Tutelar na cidade. A Casa pode discutir isso por uma CEV ou pela própria Comissão Permanente de Assistência Social. Aprovar esses votos aplausos é reconhecer o trabalho dos Conselhos Tutelares”, ressaltou o vereador Edson Santos (PSD).