Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Monsenhor Antonio Robson Gonçalves receberá título de Cidadão Mogiano
17/11/2021 - 18:11:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o Projeto de Decreto Legislativo 26/2021, apresentado pelo presidente do Legislativo, vereador Otto Rezende (PSD). A proposta concede o título de Cidadão Mogiano ao vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes e Diretor-Presidente do Instituto Dona Placidina, Monsenhor Antonio Robson Gonçalves, pelos relevantes serviços prestados ao município de Mogi das Cruzes nas áreas cultural, educacional, religiosa e filantrópica.

O homenageado nasceu em 21 de janeiro de 1966 no Município de Londrina, Estado do Paraná, filho de Antonio Gonçalves (falecido) e Joelina de Souza Gonçalves. No ano de 1969, juntamente com seus pais e irmãos, mudou-se para a Capital Paulista onde cresceu, estudou e trabalhou. No ano de 1978 ingressou no Seminário Menor em Londrina-PR e depois no ano de 1987 ingressou no Seminário Maior em Taubaté-SP, onde cursou as Faculdades de Filosofia (Licenciatura) e de Teologia (Bacharelado). Foi ordenado Diácono no dia 20 de março de 1993 no Município de Taubaté, por Dom Antonio Alfonso de Miranda e posteriormente ordenado Sacerdote no dia 30 de janeiro de 1994, em São Paulo (SP), pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Na condição de Sacerdote desempenhou os seguintes ofícios eclesiásticos: Na cidade de Taubaté (SP) foi Vigário na Paróquia do Menino Jesus; Vigário Paroquial na Paróquia da Sagrada Família; Pároco na Paróquia de São Bento, na Cidade de São Bento do Sapucaí (SP); Pároco da Paróquia de São José Esposo da Virgem Maria, na cidade de São Paulo (SP) e Administrador Paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Pontalina (GO). No Instituto Missionário São José foi Secretário Geral, Econômico e Superior Geral.

No ano de 2005 concluiu o Curso de Mestrado em Direito Canônico e no ano de 2010 obteve o grau de Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Trabalhou como notário. Defensor do Vínculo e juiz do Tribunal Eclesiástico de São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo, atuando em diversas causas de nulidade matrimonial, causas penais e causas de beatificação e canonização de Santos. No ano de 2012, a convite de Dom Airton José dos Santos assumiu a Paróquia Santa Cruz da Capela do Ribeirão, no Distrito de Taiaçupeba, chegando em nossa cidade de Mogi das Cruzes. Passados dois anos, em 2014 foi nomeado pelo atual bispo, Dom Pedro Luiz Stringhini, vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes e pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Vila Jundiaí.

Ao final do ano de 2015, foi encarregado de organizar o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Mogi das Cruzes e no ano de 2016, quando da instalação do respectivo Tribunal, foi nomeado, cumulativamente, vigário judicial da Diocese de Mogi das Cruzes. O homenageado foi eleito 1° vice-presidente nacional da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar "Pró-Saúde" e presidente do CECAN — Centro de Convivência a apoio ao Paciente com Câncer em Mogi das Cruzes.

Atualmente é reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, professor na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Mogi das Cruzes. Professor na Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, na Arquidiocese de São Paulo e, mais recentemente, ao lado do padre Marcos Sulivan Vieira, foi eleito para a Diretoria Executiva no nonagenário Instituto Dona Placidina, onde desempenha o cargo de diretor-presidente de umas das mais tradicionais instituições de ensino de Mogi das Cruzes.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583