A Moção 174/2021, de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT), Edinho do Salão (MDB), Inês Paz (PSOL), Edson Santos (PSD) e Juliano Botelho (PSB), foi aprovada pelos parlamentares de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (10). A Propositura repudiou veementemente ataques racistas sofridos pela vereadora de Campinas, Paolla Miguel (PT), durante uma sessão ordinária.
Durante um discurso em defesa do Conselho Municipal da Comunidade Negra, a vereadora sofreu ofensas racistas feitas por um grupo de apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). De acordo com a Moção, termos como “preta lixo” e demais injúrias raciais foram direcionadas à parlamentar.
“Pessoas antivacina, bolsonarista e agressivas. É o perfil das pessoas que atacaram a vereadora Paolla. Negacionistas que negam a ciência e que têm a coragem de ir ao Plenário se manifestar contra a vacina. Mas a vereadora estava usando a palavra para falar da luta contra o racismo”, explicou Martins.
“Inadmissível haver uma atitude como essa para qualquer pessoa. Estamos vivenciando um momento bastante difícil. Esperamos que de fato haja punição para quem praticou esse crime”, afirmou Inês Paz (PSOL).