Com a aprovação da Moção 169/2021, apresentada pelo vereador Pedro Komura (PSDB), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes parabenizou com votos de aplausos o ex-prefeito e ex-deputado estadual Junji Abe, pelos relevantes serviços prestados ao município e pelo recebimento da condecoração Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço da Primavera, outorgada pelo Governo do Japão.
“Ele recebeu a segunda maior honraria concedida pelo governo do Japão, já que a primeira é outorgada somente para membros da corte japonesa. Junji Abe foi e ainda é muito importante para a cidade”, argumentou Komura.
“Uma pessoa que fez muito por Mogi das Cruzes e vem recebendo as suas homenagens merecidas. A família do Junji Abe contribuiu muito para o crescimento da nossa cidade”, acrescentou Maurinho do Despachante (PSDB)
Junji Abe nasceu no dia 15 de dezembro de 1940, em Mogi das Cruzes. Foi prefeito de Mogi das Cruzes de 2001 a 2008), sucedendo ao prefeito Waldemar Costa Filho. Foi eleito Deputado Federal em 2010, obtendo 113 156 votos na disputa. Político com perfil de centro-direita, atualmente é filiado ao MDB, tendo sido filiado ao PSDB durante todo o mandato de prefeito. Também passou pelo DEM, pelo PSD e pelos extintos ARENA, PDS e PL. Filho de imigrantes japoneses agricultores, foi deputado estadual por três vezes antes de ser eleito prefeito. Sendo suplente do deputado federal Paulo Maluf (PP), Junji Abe assumiu o cargo após a cassação de Maluf.