A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (03), a Moção 166/2021, apresentada pela vereadora Inês Paz (PSOL). A iniciativa pede ao governo do Estado de São Paulo que recontrate os trabalhadores responsáveis pela higienização das escolas estaduais, demitidos por conta da pandemia de Covid-19, período em que as escolas foram fechadas.
O Estado determinou que, a partir de hoje (03/11/2021), as escolas da rede estadual devem receber 100% dos estudantes matriculados, sem a necessidade do distanciamento, mas permanecendo obrigatório o uso de máscara pelos professores e alunos, além da higienização das salas de aula de um turno para o outro.
Paz explicou que, nas visitas feitas às escolas, percebeu que o número de empregados da limpeza foi reduzido. Com isso a vereadora defende que para cumprir as exigências dos protocolos de saúde será necessário aumentar o número de profissionais, recontratando os que foram demitidos por conta da pandemia.
“Temos observado que as escolas públicas estaduais, pelo tamanho que têm, não vão conseguir dar conta do processo de higienização. Então estamos pedindo que o governador reflita sobre isso e recontrate os profissionais de limpeza”, afirmou Paz.