Foi aprovada, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (03), a Moção 165/2021, que faz um apelo ao governo do Estado de São Paulo para que inclua Mogi das Cruzes nos programas habitacionais do Estado, como o Programa Viver Melhor. O vereador Marcos Furlan (DEM), autor da iniciativa, ressaltou a importância da moradia digna.
“Nosso município tem 99 núcleos cadastrados no programa cidade legal. Se alguns desses núcleos fossem contemplados com o programa Viver melhor, nós teríamos uma melhor qualidade de vida. E sabendo que o Governo do Estado tem verba disponível, nós pensamos nessa Moção de apelo”, explicou Furlan.
“É uma Moção muito importante. Espero que o governador atenda o apelo da Câmara Municipal. Também temos algumas reintegrações a serem feitas. Nesse sentido, esse programa é fundamental para que as famílias, ao saírem, tenham para onde ir”, pontuou a vereadora Inês Paz (PSOL).
O programa Viver Melhor objetiva melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária para famílias com renda de até 5 salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. O principal desafio do Programa é levar qualidade de vida e proteção às famílias mais carentes por meio de intervenções na estrutura física das moradias que afetam sua segurança e saúde. Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros.