Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Legislativo parabeniza instituto Dona Placidina pelos 90 anos de atividades no município
03/11/2021 - 17:13:00

Foi aprovada, na sessão ordinária desta quarta-feira (03), a Moção 167/2021, apresentada pelo vereador Edson Santos (PSD). A proposta consignou votos de aplausos e congratulações ao Instituto Dona Placidina, pelos 90 anos de atividade no município.

“É uma justa homenagem. O Instituto Dona Placidina é muito importante para a educação e desenvolvimento da cidade”, ressaltou Edson Santos.

Criado em 1921, o Instituto Dona Placidina é uma Fundação de Assistência Social e Educacional idealizada pelo Padre João Lourenço de Siqueira, antigo Pároco da Catedral.

O Padre João era filho de Alferes Adão Nunes de Siqueira e Placidina Maria de Jesus. Ao falecer em 1924, deixou seus bens para a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, representada pelo bispo Dom Duarte  Leopoldo e Silva, para construção de um internato para meninas órfãs e pobres, que já funcionava na Rua Padre João como Externato  San’Anna.

Em 1930, em uma conversa com Benedicto Sérvulo de Sant’Anna, lembrou de seu projeto de construir uma casa maior para abrigar as meninas e, portanto, pediu ajuda ao amigo.

Em 3 de fevereiro de 1931, o Cônego João Lourenço faleceu e, a pedido do arcebispo de São Paulo, o senhor Benedicto Sérvulo assumiu a presidência da instituição, juntamente com seu amigo  Francisco de Souza Melo, que assumiu o cargo de Mordomo (tesoureiro) juntamente com uma diretoria constituída conforme o Estatuto deixado pelo Cônego; o vigário geral da Catedral de Sant’Anna – Pe. Cícero de Revoredo; o Prior da Ordem Terceira do Carmo – senhor João Fernandes de Moraes; o Provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Catedral – senhor José Pereira Belleza.

Assumindo a presidência, o senhor Benedicto inicia os trabalhos de aquisição de um velho prédio colonial pertencente à senhora Dona Sebastiana de Melo Freire, situado na Rua Senador Dantas, com a colaboração de muitos benfeitores, e com o dinheiro deixado pelo Cônego foi comprado o prédio e demolido para que pudesse construí-lo novamente.

Com a colaboração do seu amigo arquiteto e engenheiro, o senhor Hipólito Gustavo Payol Júnior que doou a planta e acompanhou o projeto gratuitamente, foi construído o prédio que vemos hoje na Rua Senador Dantas, 284, sendo colocada a pedra fundamental em 28 de outubro de 1931 e inaugurado no dia 05 de fevereiro de 1939, com o nome de “Firmina Santana”, em homenagem à mãe do senhor Benedito.

Abrigava 80 meninas em regime de externato e 80 em regime de internato. Conforme o desejo do Cônego o Instituto passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas), que ali trabalharam até 1966.

O Instituto levou o nome “Dona Placidina” em homenagem à mãe do Cônego João Lourenço, que se chamava Placidina Maria de Jesus. Desde 1967 até o momento, a Direção Pedagógica está a cargo das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família.

Ao longo de quase um século, milhares de estudantes foram formados, vale ressaltar que entre 2011 e 2021 foram 17 mil alunos bolsistas e não bolsistas formados.

Atualmente, o Instituto conta com turmas regulares da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e atividades da Pastoral Escolar, tem 9 unidades que incluem edifícios escolares, centros educacionais e quadras poliesportivas.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583