A sessão ordinária desta quarta-feira (03) da Câmara de Mogi das Cruzes foi suspensa para uma explanação do diretor da Fatec, Bruno Panccioni, que falou sobre a instituição, bem como seus desafios e perspectivas. A presença do diretor foi solicitada pela vereadora Malu Fernandes.
“A Fatec é uma escola de tecnologia que forma diversos profissionais e capacita as pessoas para ingressar no mercado de trabalho, tendo um papel fundamental no destino das pessoas. Mas a Fatec passa por diversos desafios e por mais que ela não seja da municipalidade é um equipamento dos mogianos”, afirmou a parlamentar.
Durante sua explanação, Panccioni falou sobre a estrutura da Fatec, que está ligada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, e falou também sobre o processo de ingresso para a instituição, que é por meio de vestibular. Atualmente a Fatec está com vestibular aberto. Em Mogi das Cruzes são ofertadas vagas para os cursos de Agronegócio; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Empresarial; e Logística. Panccione reiterou que o ensino é oferecido de forma gratuita para a população.
“A Fatec tem um trabalho de incluir quem não tem oportunidade de estudar, de fazer o estudo pago. A missão da Fatec é promover a educação pública profissional e tecnológica, dentro dos referenciais de referência visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo”, pontuou o diretor.
“É importante passar essa informação, que existem cursos gratuitos. É importante também saber quais cursos são ofertados”, ressaltou o vereador Zé Luiz (PSDB).
“É importante a gente ouvir a defesa da escola pública e eu sou uma defensora da escola pública. Vimos que ainda falta muito de investimento na educação em nosso país”, ressaltou Inês Paz (PSOL).
“É importante que essas informações cheguem aos jovens, principalmente aqueles que moram na periferia. Acho que é nosso papel enquanto legisladores estarmos ajudando na divulgação e buscar recursos junto aos representantes da cidade”, acrescentou o vereador Edson Santos (PSD).