A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, prestou homenagem a sete personalidades, que por meio de suas instituições, desenvolvem projetos socioassistenciais voltados à terceira idade. A homenagem se deu por meio de uma sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira (25).
Foram homenageadas a coordenadora do Centro Dia do Idoso, Kamilla Valverde Araújo; a psicóloga do Instituto Pró+ Vida – UPS Espaço, Maria Rosa Lemes dos Santos; a facilitadora do Instituto Pró + Vida – Estância, Cacilda Campos Carrilho; a presidente da Associação Afro-Brasileira Nossa Senhora Aparecida (Casa Baobá), Fabiana Silva de Oliveira; a coordenadora da Casa São Vicente de Paulo, Irani Lima Horn; a coordenadora da Associação Manuel Maria, Silvana Amaro de Souza; e a coordenadora da Vila Dignidade, Camila Cristina Tacelli.
Em nome do Legislativo, o vereador Edson Santos (PSD), presidente da Comissão Permanente de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara e autor da iniciativa, usou a tribuna para parabenizar os homenageados.
“Como legisladores e representantes do poder público, temos que reconhecer o que essas entidades fazem. A Câmara está muito feliz por poder fazer esse reconhecimento, através desta homenagem. As conquistas dos idosos avançaram, mas ainda falta muito”, afirmou.
Representando a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Vera Freitas, secretária adjunta de Assistência Social, falou sobre as dificuldades das entidades homenageadas e sobre a persistência das mesmas em cuidar dos idosos. “Temos acompanhado passo a passo dessas organizações, os desafios do dia a dia e a falta de recursos. E a gente pede que nunca se esqueçam dessa luta pelo idoso, porque é muito importante”, afirmou.
A presidente do PSD Mulher, Marinês Piva, que representou o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), falou sobre a importância das entidades e dos profissionais que dão assistência aos idosos da cidade. “É uma linda e merecida homenagem. Hoje eu vejo pessoas batalhando par que essas entidades se mantenham e deem qualidade de vida para os nosso idosos. A gente sabe que a luta é difícil”, ressaltou.
Os homenageados também tiveram espaço para falar na solenidade. A gente só faz políticas públicas juntos. Precisamos pensar juntos e é importante que Mogi tem olhado para os idosos, mas precisamos avançar ainda”, pontuou Kamilla Valverde Araújo, do Instituto Pró+ Vida.
“Com os nossos idosos eu mais aprendo do que ensino. Eles têm uma vivência muito grande de vida, que só faz com que a gente se engrandeça e se anime mais ainda para trabalhar com eles. Para mim é muito gratificante”, disse Cacilda Campos Carrilho, do Instituto Pro + Vida – Estância.
“Nós que estamos a frente sabemos o quanto trabalhamos, quem vai visitar a nossa casa (São Vicente de Paulo), quem passa a frente, não imagina o quanto nós trabalhamos para oferecer dignidade, autonomia e qualidade de vida e essa homenagem é muito justa”, disse Irani Lima Horn, da Casa São Vicente de Paulo.
Também estiveram presentes: a delegada de polícia titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, Vera Lúcia D´antracoli; a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, Patrícia Cesare; o vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues da Silva; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juraci Fernandes; a presidente da Comissão do Direito do Advogado Idoso da OAB Mogi das Cruzes, Elaine Solano, que na solenidade representou o presidente da entidade, Dirceu do Valle. A solenidade contou com a apresentação da Orquestra sinfônica de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Lelis Gerson, com participação especial da cantora Henriette Fraissat.