A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na noite desta sexta-feira (24), celebrou a Semana do Profissional de Educação Física, entregando placas comemorativas a profissionais da área que se destacaram em suas funções. A Semana foi instituída pelo Legislativo em 2014, por meio da Lei 6.948/14.
Na ocasião, foram homenageados Maria de Lourdes da Rocha, do ensino infantil; Marcus Vinicius Siqueira, do ensino fundamental I; Rafael Chagas da Silva, do ensino fundamental II; Cristina Ossugui Patino, do ensino médio; Gustavo de Moraes Rodrigues, do ensino superior; Renato Yoshio Kimura Ikegaya, do 3º Setor; Poliana de Jesus Ferreira, da dança/balet; Webster Gomes Pacheco, da musculação; Adilson Torres Alexandre, do Pilates; Fábio Furlan, das artes marciais; Douglas Rebert, personal trainer; André Soares Trindade, da educação especial; Cleber Gimenez Aguilar, do ramo empresarial; Carlos Frederico Vitali Abib, do setor público; Maicon Santos, representante da melhor idade; Lavize Mancio Kus, da supervisão/coordenação; Paulo Barbosa dos Santos, técnico de alto rendimento; Newton de Souza Queiroz, profissional sênior; e Washington Luis Pereira Carrão, técnico de esporte coletivo.
O vereador Marcos Furlan (DEM), presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Casa, fez uma saudação inicial aos homenageados. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre a importância de homenagear os bons profissionais da Educação Física. “É o mínimo que a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes pode fazer por cada profissional e por cada pessoa que, verdadeiramente, faz a diferença na sociedade, como agente de educação, da saúde e mais que isso, que transforma a vida das pessoas”, ressaltou.
Também membro da Comissão de Esporte e Cultura da Câmara, o vereador prof. Edu Ota (Pode) também fez questão de enaltecer o trabalho dos homenageados no município. “O educador físico é um profissional diferenciado, pois além de promover saúde e aptidão, também é confidente, psicólogo, amigo e muitas vezes faz um trabalho de pai e mãe”, pontuou.
O vereador Juliano Botelho (PSD), que é ex-atleta e também membro da Comissão de Esportes, exaltou as qualidades dos homenageados da noite, mas também falou sobre as dificuldades e alegrias de ser um educador físico. “O que seria de nós se nesse momento da pandemia não existissem os profissionais de educação física? Faça chuva ou sol o professor de Educação Física sempre está presente”, disse.
O secretário municipal de Esportes, Ewerton Komatsubara, que na ocasião representou a Prefeitura Municipal, falou sobre a necessidade de investimentos no Esporte. “A gente não precisa ir muito longe. Temos exemplos de países que há duas ou três Olimpíadas sequer faziam parte do quadro de medalhas e hoje estão na linha de frente porque entenderam que investir no esporte e nos educadores físicos é o maior legado que existe”.
Ao final da celebração, os homenageados puderam fazer suas considerações sobre a homenagem. “Trabalhamos e formamos pessoas. E se nós conseguimos fazer isso, conseguimos evoluir. Olhar para a Educação Física é olhar para todos”, ressaltou o professor Rafael Chagas da Silva.
“O que seria da nossa sociedade se não fosse o profissional de Educação física? A gente está aqui para somar com a sociedade e uma sociedade saudável não vai dar trabalho na Saúde ao poder público. Quem tem saúde tem tudo”, afirmou o personal trainer Douglas Rebert.
Emocionada, a professora Lavize Mancio Kus, que atua na coordenação e formação de profissionais de Educação Física, falou sobre sua trajetória na área e agradeceu pela homenagem. “A gente fica muito feliz em poder ter contribuído 22 anos auxiliando e apoiando a formação dos professores de Educação Física de Mogi das Cruzes. O mais importante é quando você se propõe a fazer alguma coisa com compromisso e responsabilidade terá sucesso e conquistas”, afirmou.
Também participaram da homenagem os vereadores Mauro do Salão (PL), Edinho do Salão (MDB), policial Maurino (Pode), o presidente do União Futebol Clube, Jurandir Natalino.