Na manhã desta quarta-feira (15), a Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu o secretário municipal de Segurança, André Ikari, e o delegado seccional Jair Barbosa Ortiz, para uma reunião sobre Segurança Pública na cidade. No encontro foram abordados diversos assuntos relacionados ao tema, entre eles o Polo de Segurança da Polícia Civil que será instalado na região de César de Souza.
“Há uma necessidade de ter esse Polo, uma ligação entre as delegacias especializadas na cidade e que podemos construir juntos para que seja feito da melhor maneira possível. Sabemos que a segurança é muito latente, principalmente no momento em que estamos vivendo”, ressaltou o vereador Maurinho do Despachante (PSDB), presidente da Comissão de Segurança do Legislativo.
O delegado seccional informou aos vereadores que as principais prioridades da Polícia Civil na região é trabalhar para baixar os índices de crimes contra a vida, de natureza patrimonial e crimes de violência doméstica. Nesse sentido, o Polo de Segurança reunirá diversas unidades especializadas que serão preenchidas paulatinamente. Entre essas unidades está a Delegacia de Defesa da Mulher 24h.
A vereadora Inês Paz (PSOL) reiterou as necessidades de melhorias na segurança do município, mas questionou o secretário de Segurança sobre o porquê do Polo ser construído em César de Souza, no espaço que inicialmente estava prevista a construção de uma unidade educacional (CRESCER).
Ikari informou que desconhece os motivos pelos quais houve uma mudança de planejamento em relação ao espaço no distrito e ressaltou que a ideia da Prefeitura no momento é dar estrutura para a Polícia Civil na cidade. No espaço do Polo de Segurança também está prevista a instalação de um Canil Municipal.
Ao final da reunião o vereador Juliano Botelho (PSB) pediu uma atenção especial ao sistema de monitoramento de câmeras da cidade. “Hoje a gente vê que o município sofre muito com roubo de carros. E a gente fica de mãos atadas porque não há filmagens de segurança”, lamentou.
Em resposta ao vereador, o secretário André Ikari informou que há um projeto em andamento, junto ao BNDES, que prevê a modernização das câmeras e instalação de barreiras eletrônicas em todas as saídas e entradas de Mogi das Cruzes. “Assim que a gente concluir esse projeto nenhum carro entrará ou sairá da cidade sem ser registrado”, afirmou Ikari.
O secretário de Segurança ainda informou que o Município reforçará a Guarda Municipal, com a contratação de 40 novos profissionais a partir de janeiro. Atualmente, a cidade conta com o apoio de 236 guardas.