Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara Municipal aplaude Igreja Batista pelos 150 anos de atuação no Brasil
14/09/2021 - 18:01:00

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção 142/2021, apresentada pelo vereador policial Maurino (Pode). A iniciativa consignou votos de aplausos e congratulações à Igreja Batista pelo aniversário de 150 anos de existência no Brasil.

“Este Ministério Batista tem sido relevante em nossa sociedade. A Igreja Batista, além da preocupação em evangelizar, de levar a palavra de Deus para as pessoas, tem uma preocupação muito grande que é o trabalho social desenvolvido no país”, argumentou Maurino.

“A Igreja Batista é conhecida pela sua relevância nas discussões e nas causas sociais. Trazer para os indivíduos o esclarecimento da fé a partir da vida”, acrescentou a vereadora Malu Fernandes (SD).

“A Igreja Batista tem não somente a importância social, mas também a espiritual. Então parabéns pelos 150 anos e que se estenda a muitos outros anos”, afirmou Maurinho do Despachante (PSDB).

“Uma igreja que há muito tempo faz um trabalho maravilho na nossa cidade, principalmente na área social”, afirmou Marcos Furlan (DEM).

Os missionários batistas figuram entre os primeiros grupos de missionários protestantes no país, tendo sido precedidos por alguns missionários de outras denominações, especialmente congregacionais e presbiterianos, sendo também contemporâneos dos primeiros missionários metodistas no Brasil.

Os primórdios da história dos batistas no Brasil remontam à segunda metade do século XIX, quando missionários estrangeiros, na maioria americanos, aportaram no país para dar início aos trabalhos de evangelização protestante, em uma nação que até então era oficialmente e socialmente católica. Os missionários difundiram a leitura bíblica entre a população, divulgaram os ensinamentos protestantes e fundaram as primeiras igrejas com brasileiros que haviam aderido à doutrina.

As missões evangelísticas foram auxiliadas pela atuação de colportores, ou seja, vendedores ambulantes de exemplares da Bíblia Sagrada, vários dos quais também eram de origem estrangeira; os colportores tiveram papel fundamental na disponibilização das Escrituras para a população da época, cujo acesso aos textos sagrados era precário.

Além disso, os trabalhos evangelísticos já iniciados por presbiterianos e congregacionais, em especial do casal missionário Robert e Sarah Kelley, contribuíram para a divulgação do cristianismo protestante entre a população, antes e durante a atuação dos missionários batistas. Vale notar que o casal Kalley, do qual é herdeiro o movimento protestante brasileiro como um todo, aderiu à doutrina segundo a qual o batismo deveria ser preferencialmente voluntário, de acordo com o ensinamento neotestamentário, embora tenham preferido não aderir a nenhum grupo protestante em específico, a despeito de suas origens presbiterianas/congregacionais.

Acredita-se que o primeiro missionário batista no Brasil tenha sido o americano Thomas Jefferson Bowen. Anteriormente ele fora missionário americano na Nigéria, tendo trabalhado entre os nativos da tribo iorubá. Depois de algum tempo na África, retornou aos Estados Unidos, e foi enviado, em 1860, para o Brasil, pois havia no país muitos escravos que falavam o dialeto iorubá, por ser língua corrente entre os negros traficados, e que, portanto, podiam compreender a mensagem evangelística em seu próprio idioma, com o auxílio de Bowen. Oito meses depois, ele precisou retornar ao seu país, desta vez em definitivo, em decorrência de problemas de saúde e também porque autoridades regionais brasileiras o impediram de pregar o evangelho, visto que sua mensagem contrariava alguns ensinos do catolicismo, religião oficial do país até então.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583