A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), aprovou dois Projetos de Lei apresentados respectivamente pelo prefeito Caio Cunha (108/2021) e pelo vereador Johnross (111/2021). As iniciativas obtiveram aprovação unânime do Plenário da Casa.
O Projeto de Lei 108/2021, apresentado por Cunha, cria o Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Prefeito Henrique Peres. O estabelecimento de ensino funcionará na Rua Aprígio de Oliveira, 336, na Vila Industrial.
Henrique Peres nasceu em 25 de julho de 1908, na cidade de São Paulo. Eleito vereador em 1948, assumiu, também, em outra ocasião, como 10º suplente, o cargo de deputado estadual. De 10 de janeiro de 1956 a 11 de março de 1959, foi prefeito de Mogi das Cruzes. Como deputado estadual, atuou na Assembleia Legislativa de São Paulo, como membro das Comissões Permanentes de Economia, de Assistência Social, de Saúde e Higiene, de Obras Públicas e de Transportes e Comunicações. “Figura popular, por sua combatividade e coragem, exerceu, durante muitos anos, uma liderança política marcante em nossa cidade”, pontuou Cunha, no documento apresentado ao Plenário.
O Projeto de Lei 111/20221, do vereador Johnross (Pode), dá o nome de Rua Américo José Jimenes à atual Rua Dez, no Loteamento Residencial Veneza. A Rua tem início na Avenida “D” e final em terrenos particulares.
Américo José Jimenes nasceu em 30 de janeiro de 1931, na zona rural de Mogi das Cruzes. Quando criança, mudou-se para a zona urbana para uma casa na antiga Rua Tietê, atual Cabo Diogo Oliver. Jimenes estudou no grupo escolar Coronel de Almeida (atualmente, E.M. Coronel Almeida).
Aos 18 anos serviu ao Exército na cidade de Caçapava/SP. Em São Paulo, trabalhou em fábrica fazendo objetos de madeira (porta-joias, estojo para faqueiro, entre outros). Prosseguiu os estudos no período noturno.
Voltou à Mogi das Cruzes para laborar na Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes (COSIM). Após este período, abriu uma quitanda em Braz Cubas.