Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores pedem mais Delegacias da Mulher em Mogi das Cruzes
08/09/2021 - 17:20:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta (08), a Moção 141/2021, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL). A iniciativa faz um apelo ao prefeito Caio Cunha (Pode) para que amplie o número de Delegacias da Mulher na cidade.

De acordo com a Moção, o prefeito Caio Cunha, em uma live, anunciou mudanças nas estruturas das delegacias de Mogi da Cruzes, transferindo para o prédio do antigo SESI, em César de Souza, as Delegacias da Mulher, Meio Ambiente, Investigação sobre Entorpecentes entre outras especialidades. Nesse sentido, Paz pediu que não haja somente uma transferência, mas uma ampliação do número de delegacias da mulher, devido ao aumento do número de casos de violência contra a mulher no município.

Inês Paz criticou a falta de diálogo da Prefeitura com os movimentos que atuam em defesa dos direitos das mulheres e lamentou a transferência da Delegacia da Mulher do Centro para o distrito de César de Souza. “Os coletivos de mulheres estão se manifestando nas redes sociais porque não foram ouvidos. O PL 107/2021 que veio para esta Casa para utilizar o prédio do SESI para amparar o Projeto Crescer foi retirado pelo próprio prefeito”, explicou Paz.

“Ainda são estudos que estão sendo feitos. Como aqui é a Casa do Povo e como aqui tem representantes do povo é importante que a administração escute os vereadores. É importante que haja uma conversa antes que isso seja concretizado”, pontuou Malu Fernandes (SD).

“A gente queria que tivesse uma delegacia em cada bairro. Imagina uma mulher saindo de Jundiapeba para chegar em César de Souza. Vai levar muito mais tempo do que para chegar na região central”, afirmou Fernanda Moreno (MDB).

“Para além da questão da locomoção da mulher, precisamos de um espaço que seja sigiloso para que ela seja atendida. Já é muito difícil uma mulher que sofre agressão procurar o serviço policial porque ela tem medo por vários motivos”, ressaltou o vereador Zé Luiz (PSDB).

“Muitas vezes eu me pergunto como um governo que pregava ser o governo do diálogo e não consulta os órgãos que atuam em defesa dos direitos das mulheres sobre essa mudança”, afirmou Francimário Vieira Farofa (PL).

“É importante termos uma delegacia 24 horas em Mogi das Cruzes e agora mais do que nunca. É importante dialogar, mas se pudéssemos ter uma delegacia em todos os bairros seria importante, mas isso depende do Governo do Estado de São Paulo e não do município”, ressaltou o Policial Maurino (Pode).

“A gente entende a necessidade de que a Delegacia da Mulher 24 horas, que não temos em Mogi, seja em um lugar mais acessível, por conta do tamanho da nossa cidade. Sobre o prédio do SESI houve uma indicação nesta Casa para que aquela área fosse um polo de segurança. É uma área importante e privilegiada e o melhor caminho é discutir com a população”, disse o líder do governo municipal, vereador Marcos Furlan (DEM).

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583