Por meio da Aprovação do Projeto de Lei 73/2021, apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Otto Rezende (PSD), os vereadores pretendem instituir o Junho Vermelho na cidade. A campanha terá o objetivo de conscientizar e estimular a população sobre a doação de sangue.
A campanha contará com a realização de palestras e atividades educativas, campanhas publicitárias, iluminação de prédios públicos, caminhadas e corridas temáticas, cursos, seminários, workshops entre outros. Todas as ações também podem ser realizadas em colaboração com a iniciativa privada. No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
“O baixo estoque de sangue impacta diretamente na quantidade de procedimentos realizados, com suspensão de cirurgias e transplantes, afetando também a qualidade do atendimento dos pacientes com distúrbios hematológicos crônicos e agudos”, afirmou Rezende no documento apresentado ao Plenário.
“Só percebemos a necessidade da doação de sangue nos hospitais quando as pessoas precisam. Então é importante fazer essa campanha para que os hospitais não enfrentem mais esses problemas”, pontuou Inês Paz (PSOL).