Na sessão ordinária desta terça-feira (31), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento 136/2021, apresentada pelo vereador Policial Maurino (Pode). A iniciativa visa repudiar uma abordagem de policiais militares a cidadãos da cidade de Santo André na última sexta-feira (27).
Na ocasião um rapaz foi abordado pela Polícia Militar enquanto estava em frente a sua residência. O cidadão foi detido e passou a ser ofendido e agredido pelos policiais, que o acusou de desacato. Os policiais usaram armas de choque para imobilizar o cidadão. A Corregedoria da PM abriu ocorrência para investigar o caso. Os policiais envolvidos foram afastados da rua.
“Sempre tenho elogiado o trabalho das forças policiais, mas não posso em hipótese alguma concordar com algumas atitudes que alguns policiais têm realizado. Essa ação que esses policiais fizeram não representa o trabalho digno que a Polícia Militar presta”, afirmou o parlamentar.
“É lógico que os policiais são instruídos para tratar as pessoas com urbanidade, mas o que a gente vê é que a nossa juventude negra da periferia tem um tratamento diferenciado pelos policiais”, criticou a vereadora Inês Paz (PSOL).
“Sabemos que muitos policiais têm qualidade e faz um bom trabalho, mas também tem muitos que agem de uma forma dentro da periferia e de outra em bairros nobres”, acrescentou Edinho do Salão (MDB).