A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (25), aprovou a Moção 134/2021, apresentada pelo presidente da Casa, vereador Otto Rezende (PSD). A Moção parabeniza com votos de aplausos e congratulações os corretores de imóveis pelo Dia do Corretor de Imóvel, que será comemorado no próximo dia 27 de agosto.
“A profissão de corretor de imóveis é de suma importância, pois são eles que nos trazem segurança. Essa Moção é uma singela forma de reconhecimento do trabalho deles”.
“Posso dizer que apesar da crise econômica nesses últimos dois anos o setor imobiliário está crescendo bastante, principalmente com a comercialização de novos imóveis e na área de locações”, ressaltou o vereador Pedro Komura (PSDB), que também é corretor de imóveis.
A profissão de corretor de imóveis existe desde a fase colonial, quando famílias dos conhecidos como senhores de engenho ou fazendeiros migravam para as principais cidades, onde seus filhos iriam estudar e suas filhas aprender os deveres de casa, pois naquela época acreditava-se que o destino da mulher era o “bom casamento”.
Durante esta fase de crescimentos e idas para os dois maiores pontos de destino do país, São Paulo e Rio de Janeiro, às mercearias e pequenos armazéns serviam de ponto de anúncio. Os classificados ali eram fixados nas paredes entre muitos outros, como casas, terrenos e pensões onde alugavam-se quartos, com isso, os corretores de imóveis desta época eram conhecidos como Intermediadores de Negócios.
Logo depois da fase dos senhores de engenho, conhecemos os industriários. Com o crescimento da urbanização nas primeiras décadas do século XX, devido à imigração de italianos, o crescimento das cidades do Brasil foi acontecendo com o surgimento de vilas de operários, pois a implantação de fábricas exigia a concentração de um grande número de pessoas na mesma região. E para se adaptar ao mercado e entender geograficamente o que cada operário e família precisavam, o antes Intermediador de Negócios passou a se chamar Agente Imobiliário.
A cada fase da nossa história, conhecemos um pouco mais sobre o profissional hoje então chamado Corretor de Imóveis. Com o passar dos anos, a atividade evoluiu e se especializou. A profissão precisou ser mais estudada e, entender a necessidade do cliente, sempre foi e continua sendo a maior das lições.
Em 1937 surgiu o primeiro sindicato dos Corretores de Imóveis, situado na cidade do Rio de Janeiro, e em 1942 o Ministério do Trabalho, em sua Carta Sindical, determinou a profissão como Corretores de Imóveis.
Em 1950 são criadas as primeiras imobiliárias, e com isso, a necessidade de fiscalização para manter a atuação do profissional do mercado imobiliário com diretrizes. Por isso, foi criado após 12 anos, em 1962, o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e os Conselhos Regionais (CRECI´s), e a partir de então, a profissão passou a necessitar uma regulamentação. Após muito empenho dos corretores de imóveis, no Congresso Nacional foi aprovada a Lei 6.530 de 12/05/1978 e seu decreto regulamentador nº 81.871/78 de 29/06/1978, criando o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (T.T.I.) e a elaboração do Código de Ética do Corretor de Imóveis. Foi então que o dia 27 de agosto se tornou o “Dia do Corretor de Imóveis”.