Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), os parlamentares de Mogi das Cruzes aprovaram a Indicação 1713/2021, apresentada pelo vereador Pedro Komura (PSDB). A proposta pede à Prefeitura a realização de estudos técnicos para viabilizar a Implantação de uma Usina de Energia Fotovoltaica na no extinto Aterro da Volta Fria, dando ao entorno ampla capacidade de absorção de energia limpa e renovável.
No documento apresentado ao Plenário, Komura explicou que o encerramento da atividade no Aterro da Volta Fria teve como enredo principal a degradação e a poluição ao meio ambiente e que houve tentativas de recuperação do local, diante da extensão do estrago ambiental causado, inclusive com acompanhamento da CETESB.
O vereador ainda ressaltou a necessidade de maior compreensão relacionada aos resíduos sólidos, visando encontrar informações que norteiam a gestão das fontes geradoras de energia e ressaltou que há setores do Agronegócio presentes naquela região. “Existe a necessidade de encontrar maneiras mais sustentáveis e eficazes de energia para produção com maior economicidade”.
Com isso será possível gerar energia elétrica para os próprios municipais como Prefeitura e iluminação pública. Gastamos mais de dez milhões por mês em energia elétrica e por isso poderíamos montar uma usina lá (na Volta Fria) a um custo zero, por meio de parcerias”, explicou Komura.