Foi aprovada pelos vereadores de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (17), a Moção 122/2021, que consignou votos de aplausos e congratulações às Lojas Maçônicas de Mogi das Cruzes, pelo Dia do Maçom, comemorado no dia 20 de agosto. O vereador Zé Luiz (PSDB), autor da iniciativa, enalteceu a história e os feitos da Maçonaria e o papel que a instituição teve no país.
“Quero parabenizar todos os maçons pelos trabalhos sociais, filantrópicos e voluntários em prol dos que mais necessitam, reduzindo assim as desigualdades do nosso mundo”, afirmou Zé Luiz.
A Maçonaria consiste em organizações fraternas que remontam às antigas fraternidades de pedreiros, que a partir do final do século XIV regulamentavam as qualificações de sua profissão e sua interação com autoridades e clientes. Os graus de maçonaria mantém os três níveis das guildas de artesanato medieval, os de "aprendiz", "companheiro" e "mestre maçom". Ao candidato desses três graus é progressivamente ensinado os significados dos símbolos da maçonaria e é confiado a cumprimentos, sinais e palavras para indicar a outros membros que ele foi iniciado.