Com a aprovação do Projeto de Lei 63/2021, na sessão ordinária desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes institui a Semana Negro Sim no Município, que visa mobilizar a cidade com homenagens aos afrodescendentes, fomentar palestras e eventos de modo a conscientizar a população quanto a contribuição em várias áreas dos afrodescendentes para a construção da sociedade, seja ela profissional ou cultural.
Os vereadores Edinho do Salão (MDB), Fernanda Moreno (MDB), Juliano Botelho (PSB) e Iduigues Martins (PT), autores da Propositura, no documento apresentado ao Plenário, justificaram a importância social da medida afirmando que a criação da "Semana Negro Sim" será um importante instrumento de luta contra o preconceito e de valorização da história e da cultura afro-brasileira”.
A Semana Negro Sim passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Mogi das Cruzes e será comemorada anualmente na mesma semana do dia 20 de novembro - O Dia da Consciência Negra.
"É muito importante termos uma semana dedicada a essa discussão, mas o combate ao racismo tem que ser feito diariamente”, ressaltou o vereador Zé Luiz (PSDB).
“É importante trazer o debate. A gente vê que a maioria dos fatos sobre racismo ocorrem em shoppings, supermercados e grandes redes. Talvez seria interessante trazer os chefes de segurança desses locais para uma conversa aqui na Câmara”, sugeriu Edson Santos (PSD).