A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (11), aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 17/2021, apresentado pelo vereador Marcos Furlan (DEM). O Projeto concede o Título de Honra ao Mérito ao extinto time Brasinha Futebol de Salão, pela história e títulos conquistados por Mogi das Cruzes. A homenagem será feita na pessoa de um de seus fundadores, Francisco Cupello Filho, mais conhecido como "Chico Mala".
Fundado em Mogi das Cruzes em 11 de novembro de 1965, o time era formado por um grupo de jovens estudantes do município, que conquistaram alguns títulos regionais com projeção estadual.
O nome Brasinha foi inspirado em um personagem de uma das mais concorridas revistas de quadrinhos da época. O time treinava no Estádio Municipal Francisco Ferreira Lopes, antigo ginásio do União, no Mogilar, com apoio dos pais dos jogadores.
Em 1965, ainda com um time jovem, foi campeão Regional em São José dos Campos. Por cinco anos consecutivos conquistou campeonatos tradicionais em Mogi das Cruzes como a Copa Popular, Campeonato Mogiano e Taça da Cidade.
Por quatro anos seguidos ganhou o campeonato regional Paulista do Vale do Paraíba e do Interior, além de sempre disputar as quartas de final do Campeonato Paulista de Futebol (Paulistão). Em 1983, o time encerrou suas atividades.
“Deixaram um legado de vitórias que inspiram outras gerações de atletas amadores do futsal mogiano”, afirmou Furlan, no documento apresentado ao Plenário.