Na sessão ordinária desta quarta-feira (11), o Legislativo de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei 36/2021, de autoria do vereador Francimário Vieira Farofa (PL). A iniciativa declara de utilidade pública municipal a Associação Madre Esperança de Jesus, entidade sem fins lucrativos, voltada à prestação de serviços de assistência social, com sede no bairro Jardim Maricá.
A Associação Madre Esperança de Jesus, com o projeto Centro Dia do Idoso, tem o objetivo promover oportunidades para o desenvolvimento integral das pessoas e famílias, através de atividades sociais, assistenciais, esportivas, culturais e educacionais.
“Desde 23 de fevereiro de 2016 a entidade vem desempenhando um papel social importante em nosso Município, pois oferece assistência social e psicológica e serviços de proteção aos idosos”, pontuou o parlamentar, no documento apresentado ao Plenário.
A Associação acolhe e cuida dos idosos semi-dependentes, assim, o idoso permanece no local durante o dia e volta para a casa no final da tarde. Durante o período de permanência destes idosos, a Associação oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria.
A associação organiza e incentiva a participação dos usuários em atividades de oficinas de arte, literária, recreação, artesanato, marcenaria, e musicalização, além de atividades físicas que incrementam e tornam a rotina diversificada e harmoniosa.
Promove também momentos que são regados à integração, condição que reflete em qualidade de vida, preservando a autonomia dos idosos e, consequentemente, evita o isolamento e a depressão, proporcionando inclusão social.