Foi aprovada pelos parlamentares de Mogi das Cruzes, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), o Projeto de Lei 53/2021, que institui a Semana do Paradesporto no Município, a ser comemorada, anualmente, na semana que do dia 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico (Lei Federal nº 12.622/2012). Os vereadores Prof. Edu Ota (Pode), Zé Luiz (PSDB) e Marcos Furlan (DEM) são os autores da iniciativa.
No documento apresentado ao Plenário, os vereadores afirmaram que o objetivo da proposta é contribuir para a conscientização do paradesporto, bem como ampliar a prática da atividade física adaptada e valorizar os atletas paradesportivos e paraolímpicos do Município. “Os atletas vêm lutando para conquistar seu espaço, mas esbarram, principalmente, na falta de recursos e na pouca divulgação da mídia do esporte adaptado”.
Dentre os principais objetivos da Semana estão o fomento do Paradesporto no munícipio, com a criação de uma cultura de respeito e valorização às pessoas com Deficiência, além da promoção do desenvolvimento de habilidades motoras, aptidão física, cognitiva, psicomotora, psíquicas e sociais das pessoas deficientes por meio da prática esportiva.